segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Abertura dos Portos

O Decreto de Abertura dos Portos às Nações Amigas foi uma Carta Régia, promulgada pelo Príncipe Regente Dom João de Portugal no dia 28 de Janeiro de 1808, há exatamente duzentos anos. A promulgação ocorreu em Salvador, na Capitania da Baía de Todos os Santos, no contexto da Guerra Peninsular. Foi a primeira Carta Régia promulgada pelo Príncipe Regente no Brasil, o que se deu apenas quatro dias após sua chegada, com a Família Real, em 24 de Janeiro de 1808.

Carta Régia Original
Por esse documento era autorizada a abertura dos portos do Brasil ao comércio com as nações amigas de Portugal. Os beneficiados de imediato por essa medida foram os comerciantes dos Estados Unidos mas, com a assinatura dos Tratados de 1810, os interesses ingleses acabaram sendo os mais favorecidos. Esta foi a primeira experiência liberal do mundo após a Revolução Industrial.

Além disso, a carta marcou o fim do Pacto Colonial, o qual, na prática, obrigava a que todos os produtos das colônias passassem antes pelas alfândegas em Portugal, ou seja, os demais países não podiam vender produtos para o Brasil, nem importar matérias-primas diretamente das colônias alheias, sendo forçados a fazer negócios com as respectivas metrópoles.

Fontes: Wikipedia e MultiRio

2 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Histórico que nem o cachorro despedaçado hein ow...

Anônimo disse...

Ou seja, continuamos subordinados às grandes potências. Houve apenas uma troca, do domínio portuguÊs para o domínio inglês, agora quem ditava as regras era a Inglaterra.