quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Rapidinhas de 13 de fevereiro


Galileu Galilei1633 - Galileu Galilei detido pela Inquisição: Pela afirmação de que é a Terra que se move em torno do Sol, Galileu Galilei, um dos maiores gênios da Revolução Científica do século XVII, foi preso e obrigado a retratar-se, sob ameaça de tortura. Seu julgamento pelos tribunais da Inquisição da Igreja Católica foi um dos marcos negativos da história do pensamento em todo o planeta. Perante a Inquisição, Galileu representava a eterna luta entre a rebeldia e o conformismo intelectual, entre a liberdade de pensamento e a censura, além da demonstração cabal de que uma verdade pode ser sufocada de modo brutal, mas não de forma definitiva.

Wagner1883 - Falecimento de Richard Wagner: Compositor, maestro, teórico musical, ensaísta e poeta alemão, considerado um dos expoentes do romantismo e um dos mais influentes compositores de música erudita de todos os tempos. As óperas foram o principal legado artístico de Wagner, dentre as quais destacam-se “Tristão e Isolda”, “O Anel do Nibelungo” e “Os Mestres Cantores de Nuremberg”.

Transistor1910 - Nascimento de William Shockley: Físico norte-americano que ganhou o Prêmio Nobel de Física em 1956 pelas pesquisas de semicondutores e pela descoberta do transistor. O transistor foi o principal responsável pela revolução da eletrônica na década de 1960, e cujas funções principais são amplificar e chavear sinais elétricos. O termo vem de “transfer resistor” (resistor de transferência), como era conhecido.

Mata Hari1917 - Mata Hari é presa: A mais famosa espiã do mundo, a holandesa Mata Hari, nome artístico de Margaretha Geertruida Zelle, foi presa e levada a julgamento. Apesar de os historiadores nunca terem esclarecido com exatidão se ela fora realmente uma espiã e, se era, quais eram as suas atividades como tal. Seu julgamento ocorreu na França e a acusação era a de ter atuado como espiã e também como agente dupla para a Alemanha e França. Foi considerada culpada e, no dia 15 de outubro do mesmo ano, fuzilada.


Fonte: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Anônimo disse...

._. o_o 0_0 O_O @_@