Estação Central de Helsinque
A primeira estação ferroviária de Helsinque foi construída em 1860 quando a primeira ferrovia do país foi aberta, ligando a capital a Hämeenlinna. Ela foi projetada pelo arquiteto sueco Carl Albert Edefeldt.
Entretanto, a popularidade deste tipo de transporte no país aumentou e a estação mostrou-se limitada para a quantidade de passageiros que demandava aquele tipo de transporte. Em 1904 organizou-se um concurso para a escolha do projeto da nova estação, que seria vencido por Eliel Saarinen. Somente cinco anos depois Saarinen terminaria seu projeto, que foi totalmente reformulado, e a inauguração da estação aconteceu em 1919.
Foram freqüentes as reformas desde então. Na década de 1960 o túnel subterrâneo Asematunneli foi aberto e foram também instaladas câmeras de segurança. O primeiro trem elétrico foi utilizado no início de 1969 e o tráfego deste tipo de trem tornou-se regular ainda em janeiro daquele ano, inicialmente no trajeto entre Helsinque de Kirkkonumi.
Em 1982 foi aberta a estação de metrô Rautatientori sob a estação central. Em 2000 um teto de vidro, previsto no projeto original de Eliel Saarinen, foi finalmente colocado sobre as plataformas da estação. Três anos depois foram inaugurados um shopping, Kauppakuja, e um hotel.Dados:
» Passageiros: aproximadamente 200 mil por dia
» Endereço: Asema-aukio, 00100, Helsinque
» Plataformas: 19
Fonte: Wikipedia
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