Canal de Suez
No dia 17 de novembro de 1869 ocorreu a inauguração oficial do Canal de Suez. Entretanto, foi no dia 17 de fevereiro de 1867, portanto, há exatos 141 anos, que ocorreu a primeira travessia de um navio através do canal.
A Companhia Suez, de Ferdinand de Lesseps, construiu o canal entre 1859 e 1869. No final dos trabalhos, o Egito e a França eram os proprietários do canal. Estima-se que 1,5 milhão de egípcios tenham participado da construção do canal e que 125 mil morreram durante o processo, principalmente de cólera.
A dívida externa egípcia obrigou o país a vender sua parte do canal ao Reino Unido, que garantia assim sua rota para as Índias. Essa compra, conduzida pelo primeiro-ministro Disraeli, foi financiada por um empréstimo do banco Rotschild. As tropas britânicas instalaram-se às margens do canal para protegê-lo em 1882. Mais tarde, durante a Primeira Guerra Mundial, os britânicos negociaram o Acordo Sykes-Picot, que dividia o Oriente Médio de modo a afastar a influência francesa do canal.
Em 1956 Nasser nacionalizou a companhia do canal com o intuito de financiar a construção da Barragem de Assuã, após a recusa dos EUA em fornecer os fundos necessários. Em represália, os bens egípcios foram congelados e a ajuda alimentar suprimida. Os principais acionários do canal eram, então, os britânicos e os franceses. Além disso, Nasser denunciou a presença colonial do Reino Unido no Oriente Médio e apoiou os nacionalistas na Guerra da Argélia. O Reino Unido, a França e Israel se lançaram então numa operação militar outubro de 1956. A Crise do Canal de Suez durou uma semana e as Nações Unidas confirmaram a legitimidade egípcia, condenando a expedição com uma resolução.
Do ponto de vista técnico, o canal permite a passagem de navios de 15m de calado, mas são previstos trabalhos a fim de permitir a passagem de navios com calado de até 22m até 2010. Atualmente, esses enormes navios precisam distribuir parte da carga em outro tipo de transporte pertencente à administração do canal a fim de diminuir o calado e atravessar o canal.
Sua largura média é de 365m, dos quais 190m são navegáveis. Inicialmente, esses dois valores eram de 52m e 44m, respectivamente. Situados dos dois lados do canal, os canais de derivação levam a largura total da obra a 195km. Aproximadamente 15 mil navios atravessam o canal por ano, representando 14% do transporte mundial de mercadorias. A travessia costuma levar de 11 a 16 horas.
Fonte: Wikipedia
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Esse canal deve se o cão 0_0
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