quarta-feira, 22 de agosto de 2012

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Estácio

Dando sequência ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o Estácio.

Nos primórdios da cidade, a área do atual bairro do Estácio era um matagal onde se refugiavam os porcos dos matadouros próximos, motivo pelo qual seu antigo nome era “Mata-Porcos”. Pelo local passava um riacho com três pontes, cujo acesso se dava pelo antigo Caminho de Mata-Porcos, depois denominado Rua Nova do Conde da Cunha ou da Sentinela (atual Rua Frei Caneca). O nome atual do bairro é uma homenagem ao fundador da cidade do Rio de Janeiro, Estácio de Sá.

Posteriormente o Estácio se tornaria um bairro proletário. Durante a gestão do prefeito Pereira Passos (1903-06) se ergueu uma Vila Operária ao longo da Av. Salvador de Sá e, perto de onde se instalou a fábrica da cervejaria Brahma, o Estácio abrigou, até o final do século XX, a chamada “zona do meretrício da cidade”. Datam desse período também as instalações hospitalares para atendimento materno-infantil São Francisco de Assis, junto à Estação Praça Onze do metrô. O bairro abriga o 1º Batalhão e o Museu Histórico da Polícia Militar, bem como o Hospital da Polícia Militar do Rio de Janeiro. Até março de 2010, abrigou também o Complexo Penitenciário Frei Caneca, a primeira penitenciária aberta no país.

Estácio de Sá
Com a instalação da linha do Metrô e com a remoção forçada do casario que abrigava o meretrício da cidade, o Estácio bairro foi integrado ao calendário de eventos do Rio de Janeiro, com a construção do Sambódromo, na Rua Marquês de Sapucaí, e grande parte de seus antigos cortiços foi demolida para dar lugar à moderna Cidade Nova, com o Centro Administrativo São Sebastião (sede da Prefeitura do Município do Rio de Janeiro).

O bairro possui grande importância cultural por estar associado às origens do samba. Foi cantado nos versos de Noel Rosa e de outros compositores importantes da música popular brasileira. Ali nasceu a primeira Escola de Samba, em 1928, a Deixa Falar, além de abrigar hoje a Escola de Samba Estácio de Sá, campeã do carnaval carioca em 1992. Atualmente, por estar integrado à região da Tijuca, o bairro vem sofrendo influência da especulação imobiliária do mercado. Além de estar próximo ao centro da cidade e ser bem servido por meios de transportes, o bairro foi beneficiado pela pacificação do Morro e Complexo de São Carlos, principal morro da região.

Estácio de Sá
Bairro anterior: Engenho Novo

Referências: Portal Geo Rio e Wikipedia