sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Rapidinhas de 31 de agosto


Calígula12 - Nascimento de Calígula: O famoso imperador romano tinha 25 anos quando foi nomeado sucessor de seu pai adotivo, Tibério. Com o tempo, obteria todos os títulos imperiais, inclusive o de Augusto César. Um historiador da época, Suetônio, afirma que Calígula participou do assassinato do pai adotivo. Este o havia designado como um de seus herdeiros e, conhecendo seu caráter distorcido, também teria dito que preparava uma víbora para o povo romano. Assim como Nero, Calígula começou a governar de forma liberal. Os cidadãos romanos chegaram a pensar que estavam no início de uma era feliz. Mas o imperador adoeceu devido aos seus excessos e orgias e, quando se recuperou, revelou sua maldade. Para alguns historiadores, a doença deixou Calígula demente. Gastos exorbitantes, impostos altíssimos e a total falta de freios marcaram o resto de seu reinado. Sua crueldade com os presos e os escravos era tão grande quanto sua depravação na vida sexual. Divertia-se fazendo torturar condenados na frente de seus familiares. Chegou a nomear senador romano seu cavalo, Incitatus, para quem construiu um palácio de mármore. Calígula acreditava no terror como arma de poder e gostava de ser odiado. Por duas vezes Calígula escapou de atentados à sua vida e foram os oficiais de sua guarda que decidiram acabar com seu governo desvairado. Numa conspiração que reuniu a guarda e senadores, o imperador foi assassinado num túnel que ligava o Palácio ao Fórum.

Rio de Janeiro1763 - Transferência da capital de Salvador para o Rio de Janeiro: Marquês de Pombal determina a transferência da sede do Governo-Geral do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro. Um dos fatores que contribuem para essa decisão é a necessidade de ter o centro administrativo mais próximo das regiões de mineração. Os frequentes conflitos com os vizinhos espanhóis nas regiões Centro-Oeste e Sul reforçam a necessidade da mudança. Durante quase todo o século XVII a cidade teve um desenvolvimento lento. Uma rede de pequenas ruelas conectava entre si as igrejas, ligando-as ao Paço e ao Mercado de Peixe, à beira do cais, nascendo, a partir delas, as principais ruas do atual Centro. Com cerca de trinta mil habitantes na segunda metade do século XVII, o Rio de Janeiro tornara-se a cidade mais populosa do Brasil, passando a ter importância fundamental para o domínio colonial. Essa importância tornou-se ainda maior com a exploração de jazidas de ouro em Minas Gerais, no século XVIII, pois sua proximidade levou à consolidação da cidade como um importante centro portuário e econômico.

Solidariedade1980 - Fundação do Sindicato Solidariedade Liderado por Lech Walesa, era criada a importante federação sindical Solidariedade, na Polônia. Foi o primeiro movimento sindical não-comunista em um país comunista, que deu início a um amplo movimento social anticomunista no país. O governo tentou destruir o sindicato com a lei marcial de 1981 e muitos anos de repressão, mas, por fim, começou a negociar com o sindicato. As conversas entre o governo enfraquecido e a oposição do Solidariedade levou às eleições semi-abertas de junho de 1989. No final agosto daquele ano, uma coalizão liderada pelo Solidariedade foi formada e, em Dezembro, Walesa elegeu-se presidente. Desde então tornou-se um sindicato mais tradicional e teve relativamente pouco impacto na cena política da Polônia no início da década de 1990.

Referências: Wikipedia, Cá Estamos Nós e UOL Educação.

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

Walesa hein ow