domingo, 19 de agosto de 2012

O Setor Elétrico e a Construção da Hidrelétrica de Belo Monte: Mitos e Preconceitos - Parte 1

Houve uma importante palestra do Instituto Acende Brasil com o título “O Setor Elétrico e a Construção da Hidrelétrica de Belo Monte: Mitos e Preconceitos”. É importante que se divulgue esse tipo de coisa, de forma que não chegue à sociedade apenas a perspectiva dos ambientalistas fundamentalistas, que conseguem fazer com que pessoas, mesmo com um grau de instrução elevado, acreditem na “demonização” das usinas hidrelétricas do país. O resultado disso são as opiniões distorcidas, sem conhecimento ou embasamento técnico da questão, levando determinadas ideias errôneas a todos os cantos do país. Todos têm o direito de defender as causas que bem entenderem, mas que pelo menos sejam baseadas em critérios justos e corretos. Se não se tem conhecimento técnico – e ninguém é obrigado a ter – procure saber um pouco antes de divulgar como se a própria opinião fosse verdade absoluta.

Enfim, vou divulgar aqui, nesta e em outras oportunidades, um pouco do conteúdo dessa palestra.

Mito: “O Brasil não precisa de muita energia para crescer”


• Para manter esta taxa de crescimento, são necessários 3.300 MW médios* por ano, em média, ou seja, uma UHE Belo Monte a cada um ano e meio;
• Em termos de investimentos, são necessários R$ 17,5 bilhões por ano em geração de energia.

* MW médios: volume de energia elétrica disponibilizado em MWh (megawatts-hora) dividido pelo número de horas em um determinado período considerado.

Fonte: O Setor Elétrico e a Construção da Hidrelétrica de Belo Monte: Mitos e Preconceitos - Instituto Acende Brasil, 03/07/2012.

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

néééééééééééééé