segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Bandeira do Bahrein

Amanhã, dia 14 de agosto, o Bahrein completará 41 anos de sua independência, obtida em relação ao Reino Unido no ano de 1971. Em homenagem a esta data importante para país, aproveito para falar um pouco sobre a bandeira do Bahrein e seu respectivo histórico.

A bandeira do país é dividida em duas partes, uma branca e uma vermelha. A borda da faixa branca, que separa as cores, tem forma de uma serra dentada de cinco pontas direcionadas para o lado direito da bandeira. Os triângulos formados na parte branca representam os cinco pilares do Islã.

Bahrein
A cor vermelha representa o ramo islâmico dos Kharijitas, os primeiros a se formarem no Islã. As bandeiras mais antigas do Bahrein, das que se tem conhecimento, eram simplesmente vermelhas. Somente no século XIX foi adicionada a parte branca. Inicialmente havia mais do que cinco pontas na parte que se parece com uma serra dentada, porém, em 14 de fevereiro de 2002, foi adotado o modelo atual, com cinco pontas.

Algumas curiosidades cercam a bandeira do país. Por exemplo, ela não pode ser utilizada em veículos, a não ser aqueles de uso oficial do governo, além de não poder ser utilizada para fins comerciais. Caso alguém seja pego infringindo alguma das leis relativas à bandeira, pode ser sentenciado a um mês de prisão, além de pagar multa.

Bandeira anterior: Kuwait

Referências: WorldFlags101 e Wikipedia