quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Barros Filho, Cosmos e Costa Barros

Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre Barros Filho, Cosmos e Costa Barros.

Barros Filho

Toda a região que pertencia à freguesia de Irajá, na zona norte da cidade, era ocupada por grandes fazendas, como a Botafogo e a do Engenho Boa Esperança (séc. XVIII). A família Costa Barros era proprietária desses latifúndios. O pai, Antônio Costa Barros, passou toda a área para seu herdeiro, Barros Filho. Com a construção da linha ferroviária auxiliar, entre 1892 e 1898, nela foi instalada, em 1908, a Estação Barros Filho, que deu nome ao bairro. Barros Filho é atravessado pela Avenida Brasil e abrange o Distrito Industrial da Fazenda Botafogo, além de diversas comunidades.

Barros Filho
Cosmos

Nas terras que pertenceram ao Engenho da Paciência, na zona oeste da cidade, a Companhia Imobiliária Cosmos construiu um grande loteamento chamado Vila Igaratá. Quando foi implantado o ramal ferroviário de Mangaratiba, a Companhia cedeu uma área para a construção da Estação Cosmos, inaugurada em 1928, que deu nome ao bairro. O acesso também era feito pela antiga Estrada Real de Santa Cruz (atual Av. Cesário de Melo). O bairro se caracteriza pela presença de conjuntos habitacionais, loteamentos e comunidades, como a Vila do Céu e a Vila São Jorge. Destacam-se os loteamentos Vila Santa Luzia, bairro Anápolis e conjuntos na Rua Paçuaré.

Cosmos (ortofoto)
Costa Barros

A origem é a mesma do bairro Barros Filho, ou seja, as fazendas da família Costa Barros. Com a implantação da linha ferroviária auxiliar, foi construída também a Estação Costa Barros, próxima à passagem de nível da Estrada de Botafogo. Além desta estrada, os outros principais acessos ao bairro são a Estrada Camboatá e as ruas José Arantes de Mello e Javatá. O bairro caracteriza-se também pela existência de grandes conjuntos habitacionais e de comunidades nos morros de Botafogo (Chapadão), da Pedreira e da Lagartixa. Nele ficava a antiga sede da Fazenda Botafogo.

Costa Barros

Bairro anterior: Cosme Velho

Referências: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

que podreira =P