domingo, 11 de dezembro de 2011

Robert Koch


Em 11 de dezembro de 1843, há exatos 168 anos, nascia Heinrich Hermann Robert Koch (falecido em 1910), um importante médico, patologista e bacteriologista alemão. Foi um dos fundadores da microbiologia e um dos principais responsáveis pela atual compreensão da epidemiologia das doenças transmissíveis.

Suas principais contribuições para a ciência médica incluem a descoberta e a descrição do agente do carbúnculo e do seu ciclo, a etiologia da infecção traumática, os métodos de fixação e coloração de bactérias para estudo no microscópio com respectiva identificação e classificação, e a descoberta, em 1882, do bacilo da tuberculose (denominado Bacilo de Koch) e sua responsabilização etiológica. O seu primeiro artigo sobre esta descoberta contém a primeira declaração do que veio a ser conhecido como “Postulados de Koch”. Além disso, em 1883 ele descobriu -
ou redescobriu, segundo alguns autores – o vibrião do cólera.

Koch formou-se em Medicina pela Universidade de Göttingen em 1866. Começou a carreira como assistente no hospital de Hamburgo e trabalhou também em Hannover. Passou, posteriormente, a estudar as doenças infecciosas como médico distrital. O cargo permitiu-lhe dedicar-se aos estudos bacteriológicos. Em 1885 assumiu a cátedra de higiene da Universidade de Berlim, criada especialmente para ele. No mesmo ano desenvolveu a tuberculina, primeiro remédio para o tratamento do mal do século, a tuberculose. Financiado pelo governo alemão, Koch fundou, em seguida, o Instituto de Doenças Infecciosas e um hospital anexo. Dedicou-se ainda a pesquisas sobre várias outras doenças humanas e animais, como hanseníase, peste bubônica e malária. Em 1905 foi agraciado com o Prêmio Nobel de Medicina.

Referências: Wikipedia e www.algosobre.com.br