segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Bandeira de Zâmbia

O dia 24 de outubro marca o 47º aniversário da independência de Zâmbia, obtida em relação ao Reino Unido em 1964, quando adotava o nome de Rodésia do Norte, passando a denominar-se como a conhecemos hoje. Por isso, falarei um pouco aqui sobre a história e o significado da bandeira do país, adotada também na ocasião desta data marcante para esta nação africana.

Bandeira de Zâmbia
A bandeira de Zâmbia é predominantemente verde, possuindo no seu lado direito três listras verticais de mesma espessura nas cores vermelha, preta e laranja, respectivamente, da esquerda para a direita. Acima destas três listras há uma água na cor laranja com detalhes pretos. A cor verde representa a vegetação e os recursos naturais do país, de forma geral. O vermelho representa a luta do país por sua independência, enquanto o preto simboliza a população do país e a cor laranja representa os recursos minerais, especialmente o cobre. A águia simboliza a liberdade e também está representada no brasão oficial de Zâmbia.

Em 1996 a bandeira sofreu uma pequena modificação, passando a cor verde a ser de um tom um pouco mais claro, mas mantendo o restante da bandeira como era anteriormente. A bandeira foi idealizada pela artista zambiana Gabriel Ellison.

Bandeira anterior: Ilhas Salomão

Para ver todas as postagens sobre bandeiras basta clicar AQUI.

Referências: WorldFlags101, Wikipedia e Famous Wonders