segunda-feira, 19 de setembro de 2011

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Colégio

Dando prosseguimento ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre Colégio.

Na região onde hoje está o bairro, na outrora denominada “Freguesia de Irajá”, havia apenas um professor público, José Teodoro Burlamaqui. O seu colégio, criado em 1860, ficava no cruzamento das estradas da Pavuna e Barro Vermelho, cuja continuação ganharia o nome de Estrada do Colégio. Com a construção, em 1876, da estrada de Ferro Rio d’Ouro, extinta na década de 1960, e sua incorporação pela Estrada de Ferro Central do Brasil, foi implantada a Estação do Colégio. Anos depois, no leito da antiga estrada de ferro, foi construída a Linha 2 do metrô, entre Estácio e Pavuna, e a Estação do Colégio, no mesmo local da antiga parada do trem.

Colégio - Estação
O bairro hoje mescla características tanto de um bairro industrial quanto residencial. Localizado entre os bairros de Irajá, Coelho Neto, Vaz Lobo, Rocha Miranda e Turiaçu, suas principais vias são a Av. Pastor Martin Luther King Jr (antiga Av. Automóvel Clube), Estrada do Barro Vermelho, Estrada do Colégio, Rua Toriba, Rua Caiuá e Rua Guiraréia. Ao contrário do que muitos pensam, não possui comunidades carentes em seu território, devido a um motivo básico: as comunidades adjacentes Pára Pedro e Jorge Turco (Morro da Caixa d'Água) e morro do Faz-Quem-Quer (Serra do Sossego) começaram a crescer ao redor de outros bairros, como Irajá e Coelho Neto.

Colégio
Apesar de enfrentar muitos problemas característicos de bairros de classes mais baixas do Rio de Janeiro, como segurança e urbanização, e de ser pequeno e relativamente subdesenvolvido, o bairro possui fácil acesso pelos meios de transporte, com a estação de metrô da linha 2, a linha de transporte alternativo na Praça do Colégio e várias linhas de ônibus. Também estão instaladas lá várias indústrias de grande porte, escolas, lan houses, igrejas, etc.

Dados Gerais:

• Área territorial (2003): 226,11 hectares;
• Total de população (2000): 29.111 habitantes;
• Total de domicílios (2000): 8.383;

Bairro anterior: Coelho Neto

Referências: Portal Geo Rio e Wikipedia