História dos Bairros do Rio de Janeiro - Coelho Neto
Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre Coelho Neto.
Originalmente a região era denominada Areal e seus principais acessos eram a Estrada da Pavuna (depois Av. Automóvel Clube) e a Estrada do Areal, atual Av. dos Italianos. A família Amaral era a principal proprietária das terras da região. Com a implantação da E. F. Rio D’Ouro foi construída a Estação do Areal, que teve o nome alterado posteriormente para Coelho Neto, uma homenagem ao famoso escritor e jornalista Henrique Maximiano Coelho Neto, nascido em Caxias, no Maranão (1864) e que mudou-se para o Rio de Janeiro aos 21 anos de idade.
Na década de 1960, a ferrovia foi extinta e seu leito abrigou a Linha 2 do Metrô do Rio de Janeiro no trecho entre os bairros de Del Castilho e Pavuna. Nela, em 1998, foi inaugurada a Estação Coelho Neto. O bairro é atravessado pela avenida Brasil, cujo trecho era denominado Av. das Bandeiras, aberta pelo prefeito Henrique Dodsworth, na década de 1940.
Na principal praça do bairro, Prof. Virginia Cidade, concentra-se o comércio local. Coelho Neto engloba o Distrito Industrial de Fazenda Botafogo, instalado na década de 1980 entre a Av. Brasil e o rio Acari. Trata-se, hoje, de um bairro predominantemente residencial.
Bairro anterior: Bairro de Fátima
Referências: Portal Geo Rio e Wikipedia
2 Comentário(s)::
que bisonho ¬¬
Temos um site com o acervo histórico do bairro de Coelho Neto, visite http://coelhoneto.wordpress.com
Postar um comentário