terça-feira, 23 de agosto de 2011

Coulomb

Há exatos 205 anos, em 23 de agosto de 1806, falecia, aos 70 anos de idade, o engenheiro e físico francês Charles de Coulomb, cujo nome foi dado, em sua homenagem, à unidade de carga elétrica. Coulomb publicou sete tratados sobre Eletricidade e Magnetismo, além de outros sobre os fenômenos de torção, atrito entre sólidos, etc. Experimentador genial e rigoroso realizou uma experiência histórica com uma balança de torção para determinar a força exercida entre duas cargas elétricas (Lei de Coulomb).

Charles de CoulombApós receber a educação básica em sua cidade natal, Angoulême, ele mudou-se com a família para Paris. Durante este período, seu pai perdeu todo o seu dinheiro devido a maus investimentos financeiros e decidiu ir para Montpellier, sendo que sua mãe permaneceu em Paris. Entretanto, devido a desentendimentos entre Coulomb e sua mãe a respeito de sua carreira, cujos interesses incluíam a Matemática e a Astronomia, Coulomb optou por partir para Montpellier com seu pai. Lá, entrou para a Sociedade de Ciências em 1757.

Desejava entrar na “École Génie” em Mézières e, para isso voltou a Paris para se preparar para os exames em 1758. Dois anos depois, Coulomb entrou na “École Génie”, onde viria a se formar engenheiro militar em novembro de 1761. Depois, ficou de 1764 a 1772 em Martinica, supervisionando os trabalhos de construção do Fort Bourbon, onde teve a oportunidade de realizar inúmeros experimentos sobre mecânica de estruturas, atrito em máquinas e elasticidade de materiais. Com a saúde um pouco abalada, acabou regressando a Paris após este longo período de ausência, passando a dedicar-se somente à experimentação científica e a escrever trabalhos a respeito da mecânica aplicada.

Lei de Coulomb
Em 1779, Coulomb foi enviado a Rochefort para colaborar com o Marquês de Montalembert na construção de uma fortaleza. Coulomb aproveitou para continuar seus estudos e conquistou o grande prêmio na Academia de Ciências em 1781 devido à sua teoria do atrito nas máquinas simples (já havia conquistado outro em 1777 graças a um trabalho sobre o magnetismo terrestre). Nesse trabalho, Coulomb investigou o atrito estático e dinâmico entre superfícies e desenvolveu uma série de equações estabelecendo a relação entre a força de atrito e variáveis, como força normal, tempo, velocidade, etc.

Utilizando a metodologia de medir forças através da torção, Coulomb estabeleceu a relação entre força elétrica, quantidade de carga e distância, enfatizando a semelhança desta com a teoria de Isaac Newton para a gravitação, que estabelece a relação entre a força gravitacional e a quantidade de massa e distância. Além disso, estudou as cargas elétricas pontuais e a distribuição de cargas em superfícies de corpos carregados. Em 1789 teve início a Revolução Francesa, ocasionando muitas modificações nas instituições às quais Coulomb estava ligado. A Academia de Ciências foi dissolvida, dando origem ao “Instituto da França”.

Referência: Wikipedia