quarta-feira, 20 de abril de 2011

Escala Richter

A Escala Richter, também conhecida como escala de magnitude local (ML), atribui um número único para quantificar o nível de energia liberada por um sismo. É uma escala logarítmica de base 10, obtida calculando-se o logaritmo da amplitude horizontal combinada (amplitude sísmica) do maior deslocamento a partir do zero em um tipo particular de sismógrafo (torção de Wood-Anderson). A escala foi criada por Charles Francis Richter, falecido há exatos 26 anos, em 20 de abril de 1985, com colaboração de Beno Gutenberg.

Charles Francis Richter
Richter desenvolveu sua escala para medir a intensidade dos terremotos em 1935. Escalas anteriores tinham sido desenvolvidas por Michele de Rossi (1880) e por Giuseppe Mercalli (1902), mas ambos usavam uma escala descritiva, definida em termos de danos em edifícios, bem como o comportamento e a resposta da população. Isso restringia o seu uso para a medição de terremotos em áreas povoadas.

Escala Richter
A escala de Richter é absoluta, com base na amplitude das ondas produzidas pelo terremoto. Richter definiu a magnitude de um terremoto como o logaritmo na base 10 da amplitude máxima das ondas, medido em microns. Isto significa que as ondas cujas amplitudes diferem por um fator de 100 diferem por dois pontos na escala Richter, assim como um terremoto que mede 5,0 na escala Richter, por exemplo, tem uma amplitude sísmica 10 vezes maior do que um que mede 4,0. Ele e Gutenberg tentou mostraram, em 1956, que a magnitude 0 corresponde a cerca de 1.011 ergs (104 joules), enquanto a magnitude 9 é igual a 1.024 ergs (1.017 joules). Um sismo de magnitude 6, por exemplo, libera cerca de 31 vezes mais energia que um de magnitude 5.

Referências: Wikipedia e Só Biografias