quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Bandeira do Suriname

Em 25 de novembro de 1975, há exatamente 35 anos, o Suriname tornava-se oficialmente independente da Holanda. Por esse motivo, aproveito a oportunidade para falar um pouco sobre a bandeira do país e sua história.

Antes da Independência a bandeira do país consistia de um fundo branco com cinco estrelas coloridas, com as mesmas formas e tamanho, com uma elipse interligado-as. As estrelas coloridas representavam a formação dos grupos étnicos que compõem a população e a cultura surinamesa.

Bandeira do Suriname
No mesmo dia em que foi declarada a Independência do Suriname, era adotada a bandeira, vista na imagem acima, utilizada até hoje. A estrela no centro representa o futuro e a união dos cinco principais grupos étnicos que formam a sua população; a cor dourada significa sacrifício e altruísmo; o vermelho significa amor e progresso; o verde simboliza esperança, as riquezas naturais do país e a fertilidade; o branco simboliza justiça e liberdade. Originalmente essas cores também representavam três partidos políticos do país: Hindu Vatan Hitkari (vermelho), Partido Popular (branco) e Partido Nacional (verde). A bandeira foi escolhida por meio de um concurso, vencido por Jacques Herman Pinas, cujo objetivo era criar uma bandeira que simbolizasse a união e o progresso do país e incorporasse as cores destes três partidos.

Mapa
Um fato importante sobre a história do país é que parte de seu território era pertencente à Inglaterra e outra parte à Holanda. Em 1667 os britânicos cederam aos holandeses sua parte da Guiana em troca da colônia de Nova Amsterdã, na América do Norte, por meio do Tratado de Breda, que encerrava as guerras anglo-holandesas. Esta colônia viria a desenvolver-se prosperamente e tornar-se o que é hoje a cidade de Nova York.

Bandeira anterior: Chile

Referências: WorldFlags101 e Wikipedia

1 Comentário(s)::

Zimbalembio disse...

Suriname hein ow 0_0