sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Maiores sistemas de metrô do mundo

Depois de conhecer o sistema de metrô de Paris e ver que existem coisas que realmente funcionam, resolvi dar uma olhada na internet e ver quais são os maiores sistemas do mundo e comparar a eles o pífio sistema brasileiro. Segue abaixo a lista dos 40 maiores sistemas de metrô do mundo em extensão.

Maiores Sistemas de Metrô do Mundo
O que mais me impressiona é a falta de visão - e principalmente vontade política, pois aqui nesse país não interessa o bem-estar da população, e sim o “joguinho” político nojento pra roubar cada vez mais - dos “políticos” brasileiros. O metrô de Buenos Aires também não aparece nessa lista, mas apareceria facilmente na lista dos mais antigos, pois foi inaugurado em 1913. É isso... nossos vizinhos abriram seu sistema de metrô em 1913. No Brasil o primeiro sistema foi inaugurado em São Paulo, em 1974, seguido pelo Rio de Janeiro, em 1979. Se tivessem sido inaugurados também na década de 1910 ou mesmo pouco depois, certamente seriam muito mais abrangentes do que são hoje.

O metrô de São Paulo é o mais extenso do Brasil, com aproximadamente 69km de extensão. Depois vêm Rio de Janeiro (47km), Brasíilia (46,5km), Recife (39,5km), Porto Alegre (33,8km), Belo Horizonte (28,2km) e Teresina (14,5km). Considerando que São Paulo é a 3ª maior aglomeração urbana do mundo na atualidade, podemos considerar o tamanho de sua população como aproximadamente o mesmo de Nova York (em torno de 20 milhões de pessoas). O sistema de metrô de Nova York, de acordo com a lista acima, é “apenas” 5,3 vezes maior que o de São Paulo e “apenas” 7,9 vezes maior que o do Rio de Janeiro. Alguma perspectiva de mudança nesse cenário até o ano 2500? Pra mim, nenhuma.

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

metrô no Brasil é lixo hein ow