segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

A primeira frota


Bandeira da AustráliaO dia 18 de janeiro de 1788, há exatamente 222 anos, marcou a chegada da primeira frota de navios ingleses que chegavam à Austrália com o objetivo de colonização das novas terras conquistadas. E tal colonização na terra dos cangurus teve início com o objetivo puro e simples de esvaziar as cadeias superlotadas da Inglaterra. Com a independência dos Estados Unidos, em 1776, a Inglaterra não pôde mais enviar condenados ou presos para a América. Sendo assim, o Rei da Inglaterra passou a mandá-los para a Austrália.

A primeira frota, com 11 embarcações e aproximadamente 1.300 pessoas, organizada para colonizar o continente desconhecido, atracou em Botany Bay. O Capitão Arthur Phillip, após decidir que a área não era apropriada, moveu-se mais ao norte, onde hoje se encontra a cidade de Sydney, para estabelecer a primeira colônia, em 26 de janeiro de 1788. Durante o período como colônia penal, aproximadamente 168 mil prisioneiros foram transportados para a Austrália, o que terminou em 1852, na costa leste, e em 1868, na costa oeste. Os prisioneiros, muitos condenados por pequenos crimes, tinham suas penas, na prática, transformadas em prisão perpétua, uma vez que o retorno para Inglaterra era praticamente impossível.

Primeira Frota
Acima se vê uma ilustração do navio Charlotte, que compunha a frota, antes da partida do porto de Portsmouth, em maio de 1787. A chamada "First Fleet" (Primeira Frota) é o nome pela qual é conhecida esta frota britânica que conduziu os primeiros colonos para a Austrália. Nos porões eram transportados setecentos e trinta e seis degredados e cento e oitenta e oito mulheres de “reputação duvidosa”. A esquadra passou, inclusive, pela Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, em 1787.

Os prisioneiros que pagavam suas penas, que eram de sete anos, em média, eram libertados e recebiam terras para plantio, dando início à expansão do continente. A vida dos primeiros colonos era extremamente difícil e poucos se aventuravam além da baía de Sydney.

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

E assim nasceu a Austrália hein ow