quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A conquista do título da NBA pelos Lakers em 1951-52

Postagem simultânea com o Blog dos Colunistas do Canal #Sports - LINK


NBA

No início dos anos 50 o “jump shot” se tornava cada vez mais popular no basquete e a eficiência da jogada era percebida nos números do ala Paul Arizin, do Philadelphia Warriors. Ele liderou a liga em pontos por jogo, com 25,4, à frente do grande George Mikan, dos Lakers, além de terminar a temporada com ótimo aproveitamento nos arremessos: 44,8%. Àquela altura ainda não havia sido introduzida a regra do tempo de posse de bola, o que ainda dificultava as estratégias dos técnicos em vários momentos das partidas.

Minneapolis LakersMas a campanha dos Warriors foi irregular, com 33 vitórias e 33 derrotas. Na temporada regular, o primeiro colocado na Divisão do Leste foi o Syracuse Nationals, com 40-26, seguido pelo Boston Celtics, com 39-27, classificando-se também New York, com 37-29 e o já mencionado Philadelphia. No Oeste o líder foi o Rochester Royals, com 41-25, apenas uma vitória a mais que o Minneapolis Lakers, com 40-26, classificando-se também para os playoffs o Indianapolis Olympians, com 34-32, e o Fort Wayne Pistons, com 29-37.

Lakers e Royals não tiveram dificuldades em avançar pra a final do Oeste, enquanto Syracuse e New York tiveram um pouco de trabalho para derrotar seus adversários. O New York Knicks derrotaria os favoritos de Syracuse na final do Leste por 3-1 posteriormente, garantindo a vaga na final da NBA. Do outro lado, George Mikan era o líder absoluto da equipe de Minneapolis e levou o time a desbancar o ligeiro favoritismo dos Royals também por 3-1. Lakers e Knicks fariam então a final daquela temporada.

Foto do Time Campeão (1951-52)
Jogando em casa os Lakers venceram a primeira partida por 83-79, mas não tiveram a mesma sorte no segundo jogo, perdendo por 80-72. Minneapolis deu o troco no terceiro jogo fora de casa e venceu 83-77, mas New York empatou a série com uma vitória por apenas um ponto no quarto jogo: 90-89. A partir daí somente o time da casa venceu: Minneapolis 102-89 no jogo 5, New York 76-68 no jogo 6 e, no jogo final, vitória dos Lakers 82-65. Além do pivô George Mikan, a seleção da temporada incluiu Paul Arizin (Philadelphia), Bob Cousy (Boston), Ed Macauley (Boston), Bob Davies (Rochester) e Dolph Schayes (Syracuse).

Referências: NBA.com, Wikipedia e Sports E-cyclopedia

1 Comentário(s)::

P. L. F. V. disse...

Lakers tradicional q nem o cão ne ow ~0_0~