terça-feira, 15 de setembro de 2009

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Barra de Guaratiba

Dando sequência ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre a Barra de Guaratiba.

Barra de GuaratibaO nome do bairro tem origem no idioma tupi, no qual “wa'ra” ou “guara” significa garça, e o sufixo “tuba” significa sítio. Juntando as palavras, a tradução do nome Guaratiba seria “sítio em que abundam as garças”. O bairro se encontra na faixa entre os grandes manguezais da zona oeste e a Serra Geral de Guaratiba. Na cartografia do século XVII a área já era chamada de “Barra de Guaratiba”. Em 1640, aparece nos documentos do cosmógrafo João Teixeira também com a denominação de “Barra de Garatuba”. Toda a região fazia parte da freguesia de Guaratiba, criada em 1755.

A área apresenta importantes vestígios arqueológicos, com indícios pré-históricos dos antigos habitantes, como o “Homem do Sambaqui”. Em documentos de 1590, já se constatava a presença de colonos na região conhecida como “Guarapirangua”. Mais tarde, em 1710, desembarcariam os franceses, comandados por Duclerc, que marchariam pelas terras cariocas para seu fracassado ataque à cidade do Rio de Janeiro.

Barra de Guaratiba
O Porto Mar de Guaratiba, na barra de mesmo nome, exportava a produção agrícola da freguesia, com acesso de embarcações de pequeno porte. Na Restinga de Marambaia, as terras de Maria Isabel Breves foram vendidas a uma Companhia de Melhoramentos e negociadas, em 1897, com o Banco da República e, em 1905, com a Fazenda Federal. Lá, o Exército instalou um polígono de tiro, tornando, toda a restinga, área militar. No sítio Santo Antonio da Bica, o paisagista Roberto Burle Marx localizou o seu viveiro de flores e plantas tropicais, em área estimada de 600.000 m².

O bairro possui duas praias: a de Barra de Guaratiba e a do Canto, ambas em enseada abrigada pela Ponta do Picão e as encostas do morro de Guaratiba. Estas praias são muito procuradas por veranistas e seu acesso é feito pela antiga Estrada da Barra de Guaratiba, atual Estrada Roberto Burle Marx. Ao longo dessa via, limitando o extenso manguezal de Guaratiba, encontram-se diversos restaurantes de peixes e frutos do mar. Nas encostas do morro de Guaratiba estão trilhas que dão acesso às praias selvagens voltadas para o Grumari, como dos Búzios, Perigoso, Meio, Funda e do Inferno.

Bairro anterior: Barra da Tijuca

Referência: Portal Geo

2 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

o cão essa segunda foto hein ow

Unknown disse...

Olá Equipe de Torino, boa tarde!

Sou William Arcari, da equipe de assessoria online da campanha Reebok Classic. Gostaria de deixar em vosso calendário de festas, a data e local que vai acontecer a super balada “Reebok Classics Party”.
Data: 29 Outubro
Local: Sonique Bar (Rua Bela Cintra, 461 consolação – São Paulo)
*A Reebok oferece ainda a oportunidade de ir nesta balada de graça e com um acompanhante, participando da promoção “caça ao tesouro” em parceria com a MTV Brasil. Basta se cadastrar no site e seguir as dicas no Twitter.
Twitter da promoção: http://twitter.com/reebok_classic
Página de cadastro: http://www.reebok.com.br/classic/#/cadastro

Desde já, agradeço a colaboração!