O título carioca do Botafogo em 1912
Postagem simultânea com o Blog do Botafogo/Blog dos Colunistas do Canal #Sports - LINK.
Ao longo dos mais de cem anos de história do Campeonato Carioca/Estadual do Rio de Janeiro, algumas dissidências aconteceram e estas vieram a dividir os clubes em ligas diferentes. O ano de 1912 marcou a primeira vez em que este fato ocorreu, ficando as equipes divididas em duas ligas: a Associação de Football do Rio de Janeiro (AFRJ) e a Liga Metropolitana de Sports Athleticos (LMSA). Do campeonato da LMSA participaram Paissandu, que sagrou-se campeão, Flamengo, Fluminense, América, Bangu, São Cristóvão, Rio Cricket e Mangueira. Já o campeonato da AFRJ foi disputado por Botafogo, Americano (do Rio de Janeiro, não o atual clube de Campos), Paulistano, Germânia, Catete, Internacional e Petropolitano.
E o campeonato da AFRJ teve como campeão o glorioso alvinegro. Este veio a ser o terceiro título carioca do Botafogo, àquela altura ainda chamado de Botafogo Football Club. Foi um campeonato de regulamento simples, com as equipes disputando entre si dois turnos, sendo que o Petropolitano afastou-se da competição após disputar três partidas. A equipe com mais pontos ao final do campeonato seria declarada campeã. Ao final destes dois turnos, o Botafogo obteve 18 pontos, um a mais do que o Americano, vice-campeão com 17 pontos. Vejamos a campanha do título botafoguense:
1º Turno
13/05, Americano 3x1 Botafogo
02/06, Botafogo 6x2 Catete
07/07, Germânia 0x1 Botafogo
21/07, Paulistano 0x4 Botafogo
04/08, Botafogo 9x0 Internacional
2º Turno
18/08, Botafogo 2x0 Americano
08/09, Botafogo 8x1 Paulistano
29/09, Botafogo 10x0 Germânia
13/10, Botafogo WOx0 Catete
20/10, Botafogo WOx0 Internacional
Mimi Sodré e Villaça foram os grandes destaques do título alvinegro, marcando 12 e 11 gols, respectivamente. Na goleada por 10x0 sobre o Germânia, o Botafogo entrou em campo com a seguinte escalação: Álvaro Werneck, Edgard Pullen e Edgard Dutra; Rolando de Lamare, Lulu Rocha e Juca Couto; Oswaldo de Lamare, Pino, Villaça, Mimi Sodré e Lauro Sodré.
Referências: RSSSF Brasil e Wikipedia
1 Comentário(s)::
foi-se o tempo hein ow, puua merda...
Postar um comentário