domingo, 29 de março de 2009

Khaled Mardam-Bey, o gênio


mIRCAlguns sabem, outros não. Gostaria que a grande maioria soubesse. Khaled Mardam-Bey é o gênio criador do mIRC, o melhor programa de batepapo de todos os tempos na minha modesta opinião. Já faz quase dez anos que acessei o mIRC pela primeira vez e não consegui mais largar, apesar das mudanças de rede no IRC, dos ataques ridículos de nerds de jardim de infância a outras redes, etc. Mas vamos deixar de lado essa gente imbecil que não tem o que fazer e retornar ao assunto desta postagem.

Khaled Mardam-BeyKhaled Mardam-Bey nasceu em 1968 e mora hoje em Londres, mas nasceu em Amã, capital da Jordânia, filho de pai sírio e mãe palestina. Deve-se registrar mais uma vez que ele foi o criador do mIRC, o cliente de IRC mais conhecido e modificado em tantos “scripts” para que as pessoas acessem as redes do mundo inteiro. O criador do IRC, outro gênio, foi o finlandês Jarkko Oikarinen, em 1988 (acho que ele merece uma postagem em sua homenagem também). Segundo Khaled, sua inspiração para a criação do programa foi sua própria necessidade de ter ferramentas que outros clientes de IRC não possuíam. Ele começou a trabalhar nisso em 1994 e a primeira versão foi liberada em 28 de fevereiro de 1995 (devíamos criar uma espécie de “feriado” internacional no IRC nesse dia).

mIRCEle nunca imaginou que o mIRC pudesse ficar tão popular e afirma que desenvolveu o programa apenas por diversão e como um desafio. Ele até hoje ainda trabalha em melhorias no programa. Sempre conta, para isso, com a ajuda de gente interessada e que envia sugestões e críticas para a melhoria do programa.

Em sua entrevista (leia aqui na íntegra) no site do mIRC, Khaled diz ainda que a pronúncia correta do nome do programa seria m-I-R-C, soletrando todas as letras, mas diz que não vê problemas em pronunciar como uma palavra, e ele mesmo fala assim quando quer se fazer entender mais rápido.

mIRCFalando mais tecnicamente, Khaled Mardam-Bey diz que o mIRC foi desenvolvido numa linguagem que é uma espécie de junção entre o C/C++ em puro Win32, compilado sob o Visual Studio .Net Pro. O código-fonte possui 276 arquivos, com aproximadamente 150 mil linhas e totalizando 5,5MB. Este código, entretanto, não está disponível para o público.

Links importantes:
» Entrevista com Khaled Mardam-Bey
» Tao do IRC
» Site do mIRC
» IRChelp.org

Referência: mIRC.com

4 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

Esse sim é um gênio @_@

n00b disse...

Esse sim é um gênio @_@ [2]

P. L. F. V. disse...

Esse sim é um gênio @_@ [3]

Esperanza disse...

O que dizer do homem que criou o meio através do qual eu conheci quem deu sentido a palavra amor em minha vida... Sim, esse cara é um gênio!!!