sexta-feira, 20 de março de 2009

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Abolição

Sempre tive curiosidade de saber a origem e a história dos bairros da cidade onde nasci e moro até hoje, o Rio de Janeiro. E agora que encontrei referências confiáveis, de vez em quando vou compartilhar com todos aqui no blog um breve histórico de cada bairro.

Pela ordem alfabética, o primeiro é o bairro da Abolição. O nome do bairro provavelmente tem sua origem no antigo nome da Rua da Abolição, 13 de maio, dia da abolição dos escravos no Brasil. Inicialmente era habitado pelas populações ligadas às lavouras e ao comércio desses produtos, sendo o bairro cortado pela antiga Estrada Real de Santa Cruz, hoje Av. Dom Hélder Câmara (antiga Av. Suburbana). Depois, no século XIX, vieram algumas fábricas, principalmente no bairro vizinho do Engenho de Dentro, e as estradas-de-ferro, que serviam às localidades mais ao norte, mas que levaram à ocupação lindeira aos trilhos, o que posteriormente se espraiou e alcançou a área atualmente delimitada como o bairro da Abolição.

Os primeiros registros de loteamentos de grandes terrenos junto à Rua da Abolição são de 1917 e, em 1930, é aberta uma avenida principal. A partir de 1930, o Estado passa a apoiar a atividade manufatureira, sendo as áreas servidas pelas ferrovias, o entorno próximo, escolhidas para a instalação de muitas delas. De lá para cá o bairro cresceu, consolidando-se como um bairro residencial de classe média. Parte dele foi atravessado pela via expressa “Linha Amarela”, inaugurada em 1997.

Referência: Portal Geo