sexta-feira, 19 de setembro de 2008

O grande terremoto da Cidade do México

Nesta mesma data, há exatamente 23 anos, ocorreu um dos terremotos mais devastadores da história da América. Na ocasião, capital mexicana foi abalada por um tremor de terra que atingiu 8,1 pontos na Escala Richter.

Terremoto
Eram 7:19 do dia 19 de setembro de 1985, uma quinta-feira. O terremoto teve seu epicentro aproximadamente em 17,6° N e 102,5° W, no Oceano Pacífico, próximo a Lázaro Cárdenas, Michoacán. Trinta seis horas depois ocorreria um novo forte abalo, desta vez de magnitude 7,3 na Escala Richter. O primeiro sismo foi sentido em locais distantes como Houston, Cidade da Guatemala e Chiapas e gerou um tsunami que causou alguns danos nas proximidades de Lázaro Cárdenas, com uma altura máxima de três metros.

Estima-se que este terremoto tenha afetado seriamente uma área de cerca de 825.000 km² e tenha sido sentido por cerca de 20 milhões de pessoas. Foram contabilizadas 412 construções totalmente destruídas e 3.124 seriamente danificadas na Cidade do México (a maior parte das quais com uma altura entre 8 e 18 andares). Foram também registrados danos significativos em zonas dos estados de Jalisco, Michoacán, Colima, Guerrero, Morelos e Veracruz.

Terremoto
Toda a cidade foi abalada, mas as áreas mais afetadas foram aquelas situadas sobre o que há muito tempo foi o lago de Texcoco, na antiga cidade de Tenochtitlán, centro do Império Azteca. Os sedimentos não consolidados situados sob as construções e a negligência na construção dos edifícios foram os motivos principais que levaram ao colapso de tantas estruturas.

Após mais de dois minutos a terra parou de tremer e, a esta altura, parte do centro da cidade estava em ruínas. Entre as construções destruídas estavam várias escolas, cerca de 100.000 habitações, o edifíco da emissora Televisa, vários edifícios governamentais e alguns hospitais. O número de vítimas foi estimado em 9.500 mortos (havendo algumas fontes que apontam até 35.000 mortos), 30.000 feridos, e 100.000 desabrigados. As equipes de socorro teriam salvo cerca de 4.000 pessoas. O valor dos danos causados por este terremoto foi estimado em cerca de 4 bilhões de dólares.

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Anônimo disse...

lamentável hein ow