terça-feira, 16 de setembro de 2008

Mayflower

Há dez dias completou 388 anos a partida do navio Mayflower, que transportou os chamados “peregrinos” da Inglaterra até a costa do que hoje são os Estados Unidos, em 1620. Devido a uma série de problemas no navio, viram-se obrigados a regressar por duas vezes, pouco depois de zarpar. Numa terceira tentativa, saíram de Plymouth no dia 6 de setembro e, finalmente, conseguiram chegar ao “Novo Mundo” no dia 11 de novembro.

Mayflower
Os detalhes a respeito das dimensões da embarcação são desconhecidos, mas estima-se a partir do total da carga e pela forma dos barcos mercantes de mesmo porte, que na época possuíam entre 90 e 110 pés de comprimento e cerca de 25 pés de largura (aproximadamente entre 27m e 33m de comprimento e 7,5m de largura).

A rota inicial foi idealizada para ser realizada por dois barcos, juntamente com o Speedwell. A primeira viagem partiu de Southampton, Inglaterra, em 5 de agosto de 1620, mas o Speedwell teve um problema e teve de ser consertado em Darthmouth. Numa segunda tentativa, o barco atingiu o Oceano Atlântico, mas novamente viu-se forçado a regressar. Após reorganização de planos a viagem definitiva fez-se apenas no Mayflower.

Chegada à América
O navio transportou 102 pessoas (veja AQUI a lista completa). Foram os primeiros colonos a estabelecer-se na costa de Massachusetts, formando a colônia de Plymouth. Cada família serviu-se de um espaço bastante pequeno para os seus pertences. A viga de suporte principal da embarcação chegou a romper durante a viagem e foi consertada utilizando uma barra de aço. O Mayflower chegou a Renwes, no sul da orla da Península de Avalon, em Newfoundland, atualmente no Canadá, onde recolheram água e provisões das famílias pesqueiras locais antes de navegar até Cape Cod. Tentaram aproximar-se do rio Hudson, mas viram-se forçados a mudar de curso devido ao mau tempo. Como resultado do atraso, os peregrinos não chegaram ao seu destino antes do inverno.

Antes de desembarcar, os peregrinos escreveram e assinaram a Declaração de Mayflower. Estes não conseguiram chegar à Virgínia, onde tinham permissão de terras. Em 5 de abril de 1621 o Mayflower partiu da colônia de Plymouth, em Massachusetts, regressando à Inglaterra no dia 6 de maio de 1621.

Referências: Wikipedia e MayflowerHistory.com

3 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Nego tinha que ter uma coragem do cão hein ow --'

Anônimo disse...

é ótimo para o meu trabalho de escola, mas pega da wikipédia!

Anônimo disse...

é ótimo para o meu trabalho de escola, mas pega da wikipédia!