Falkirk Wheel - Parte 3
A Roda Falkirk está localizada no fim de um aqueduto de concreto reforçado que se une, através do túnel Roughcastle de uma eclusa dupla, ao Canal Union. Os barcos que entram na gôndola pelo canal superior descem, junto com a água em que eles estavam flutuando, para o nível inferior. Ao mesmo tempo a outra gôndola, que tem um peso igual, sobe em direção ao nível superior. Tudo funciona conforme o Princípio de Arquimedes, isto é, o barco que entra na gôndola desloca um volume proporcional de água, para que a combinação barco + água fique sempre igual à massa original.
Cada gôndola se apóia sobre pequenas rodas que se encaixam em um carril curvado único no interior da abertura de cada braço. Na teoria, isto deve ser suficiente para assegurar que elas sempre permaneçam horizontais, mas qualquer fricção ou movimento brusco poderia fazer com que a gôndola travasse ou se inclinasse. Para garantir que isto nunca aconteça e que a água e os barcos sempre mantenham o nível em todas as partes do ciclo, foi projetada uma série de rodas dentadas interligadas.
Atrás do braço mais próximo do aqueduto há duas rodas dentadas de 8m de diâmetro presas no final de cada gôndola. Uma terceira, do mesmo tamanho, localiza-se no centro, e mais duas menores estão situadas no espaço entre as duas maiores. Os dentes de cada roda se encaixam perfeitamente nos da roda adjacente, transmitindo o movimento em volta da roda central. As duas Gôndolas presas às outras rodas no carril curvado giram na mesma velocidade, mas em direção oposta à da roda. Dada o precisão do equilíbrio das gôndolas e ao simples, mas inteligente, sistema dentado, é necessária uma quantidade muito pequena de energia para movimentar a roda. Na verdade, apenas um grupo de 10 motores hidráulicos localizados na espinha central, que produzem apenas 1,5kW de eletricidade, é suficiente para acionar todo o conjunto.
Fonte: Metálica Arquitetura
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