segunda-feira, 19 de maio de 2008

Falkirk Wheel - Parte 1

O Millennium Link é um ambicioso projeto de 84,5m de comprimento idealizado com o objetivo de restaurar a navegação pela Escócia entre o histórico Canal Forth & Clyde e o Canal Union, conseguindo assim um corredor que reativaria a atividade no centro da Escócia. O maior desafio para alcançar esse objetivo era o desnível existente entre os dois canais: o Forth & Clyde está 35m acima do nível do Union. Antigamente, os dois canais eram conectados em Falkirk por um uma série de 11 eclusas distribuídas ao longo de 1,5km, mas esta conexão foi desativada em 1933.

Assim, era preciso encontrar um método rápido e simples, que conectasse os dois canais içando os barcos pelos 35m de desnível. A British Waterways, apresentou uma solução visionaria aproveitando a oportunidade para criar uma estrutura espetacular que, com certeza, seria perfeita para a comemoração do milênio, e um símbolo para o futuro: o Falkirk Wheel - o primeiro elevador giratório de barcos do mundo.

Falkirk Wheel
Conectando os dois canais, o Falkirk Wheel é uma solução inovadora que resolve o velho problema de transferir os barcos entre níveis diferentes. O design da Falkirk Wheel explora a simplicidade da Física, impondo o mínimo de energia necessário para girar uma massa fenomenal de água e aço com graça e elegância. A grande Roda é movimentada por 10 motores hidráulicos responsáveis pelo giro das duas gôndolas, que acomodam até 4 barcos de 20 metros de uma vez cada uma, e possui a capacidade de levantar 600 toneladas de água a 35 metros de altura em menos de 15 minutos.


Falkirk Wheel Falkirk Wheel


O complexo Millennium Link está integrado por 4 elementos: um Centro de Visitantes, um lago inferior, o elevador (Falkirk Wheel) e o aqueduto superior. O Centro de Visitantes, localizado no lago inferior, oferece áreas de exibição, café e espaços de escritório, sob uma cobertura de madeira com uma fachada de vidro e aço que possui uma inclinação de 45°, permitindo uma vista panorâmica da Roda. O Milliennium Link foi oficialmente inaugurado no dia 24 de maio de 2002.

Referência: Metálica Arquitetura

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

O cão hein ow @ _ @