Falkirk Wheel - Parte 2
O Conceito original de usar uma roda para levantar barcos existe desde o século XIX na Europa, mas a primeira vez que foi considerado como uma possível solução para este caso foi em 1994. O desenvolvimento do projeto foi realizado por um consorcio liderado por Morrison-Bachy-Solentache e que incluiu o escritório de arquitetura escocês RMJM Scotland Ltd. Este time remodelou o design original da Roda.
O maior objetivo de todos eles era de criar um elevador de barcos funcional que poderia levantar e baixar barcos levemente, celebrando da re-conexão dos dois canais históricos com uma estrutura digna do novo milênio. As idéias e os conceitos apresentados foram muitos: de ovos rolantes a tanques inclinados, de balanços gigantes a monotrilhos aéreos que incluíam complexas estruturas de contra-balanço.
Mas a solução final escolhida foi o Falkirk Wheel, que conseguiu combinar a função com o design, criando ao mesmo tempo uma elegante escultura.
A forma única da estrutura parece ter se inspirado em várias fontes, tanto artificiais como naturais, desde uma lança céltica dupla ou uma hélice de moinho ou de barco, até o esqueleto de uma baleia ou a espinha de um peixe. O canal que conecta a Escócia de leste a oeste como uma espinha dorsal, parece ter uma simbologia apropriada e há uma verdadeira beleza no caminho do aqueduto. Os arcos sobre o aqueduto também adicionam um elemento estético à estrutura, formando, com seu reflexo no canal, um circulo completo que aumenta a sensação do túnel.
Referência: Metálica Arquitetura
1 Comentário(s)::
Obra de engenharia do cão hein ow... 0_0
Postar um comentário