domingo, 10 de junho de 2012

Regata Oxford-Cambridge

Há exatos 183 anos, no dia 10 de junho de 1829, ocorria a primeira Regata Oxford-Cambridge da história. Trata-se de uma competição anual de remo entre as universidades de Oxford e Cambridge que acontece todas as primaveras no rio Tâmisa, em Londres. É um evento muito popular, não apenas entre os alunos destas universidades, mas também entre o público em geral. Estima-se, inclusive, que cerca de 250 mil pessoas assistam à regata, que ocorre anualmente desde 1856, somente tendo sido interrompida durante as guerras mundiais.

Os membros das equipes são popularmente conhecidos como “azuis”, sendo as embarcações chamadas de “blue boats”. Oxford compete com a cor azul escura e Cambridge compete de azul claro. A competição ocorre numa distância de 6.779 metros desde Putney até Mortlake. As equipes são compostas por oito remadores e um capitão, não havendo limite de peso, devendo remar contra a correnteza do rio.

Regata Oxford-Cambridge

Acima, uma foto da competição que ocorreu em 2002. Neste ano de 2012, curiosamente, um nadador interrompeu a tradicional regata, disputada no dia 7 de abril. O homem foi identificado como Trenton Oldfield, de 35 anos, que foi retirado da água e levado pela polícia sob custódia, acusado de perturbação da ordem pública. Após a prova ser reiniciada, Cambridge venceu a disputa em sua 158ª edição.

Referências: Wikipedia e G1