segunda-feira, 4 de junho de 2012

O Rebelde Desconhecido

O “Rebelde Desconhecido”, também conhecido como “O Homem dos Tanques”, foi como ficou conhecido o misterioso homem que ganhou fama em todo o mundo como figura heróica após ser filmado e fotografado durante os protestos na Praça da Paz Celestial em Pequim, em 5 de junho de 1989. Várias fotografias foram tiradas do homem, que ficou em pé em frente a uma coluna de tanques chineses, forçando-os a parar.

Uma das fotos mais reproduzidas foi a tirada por Jeff Widener, da Associated Press, da sacada do Beijing Hotel, a cerca de 800 metros da cena. Widener estava machucado e gripado na ocasião. Embora ele tivesse achado que suas fotografias não tivessem sido boas, as imagens foram rapidamente reproduzidas pelo mundo. Outra versão (abaixo) foi fotografada por Stuart Franklin, da Magnum Photos, do quinto andar do mesmo hotel, com um ângulo de visão mais aberto que Widener, mostrando mais tanques à distância.

O Rebelde Desconhecido

As fotos e a filmagem alcançaram audiência internacional quase instantaneamente. O acontecimento capa dos principais jornais e revistas e a principal matéria de incontáveis jornais ao redor do mundo. Em Abril de 1998, a revista Time incluiu o “Rebelde Desconhecido” na lista das 100 pessoas mais influentes do século.

O incidente ocorreu próximo à Praça da Paz Celestial, que corta a Cidade Proibida, em Pequim, de leste a oeste, na data de 5 de junho de 1989, um dia após o governo chinês reprimir violentamente os protestos de Tiananmen, há exatamente 23 anos. O homem colocou-se de pé no meio da rua enquanto os tanques se aproximavam. Ele segurava duas sacolas, uma em cada mão. À medida que os tanques paravam, o homem parecia tentar mandá-los embora. Em resposta, o tanque da frente tentou desviar do homem, que repetidamente se colocou em frente ao tanque, num exemplo de não-violência. Após bloquear os tanques, o homem escalou até o topo do tanque da frente e conversou com o piloto. A filmagem mostra duas pessoas vestidas de azul levando o homem embora e sumindo na multidão; os tanques então prosseguiram seu caminho. A testemunha Charlie Cole acredita que o homem foi levado pela polícia secreta e foi um dos muitos executados, uma vez que o governo chinês nunca foi capaz de identificá-lo após as fotos tornarem-se públicas.

Quase nada se sabe a respeito da identidade do homem. Pouco depois do incidente, o tablóide britânico Sunday Express afirmou que seu nome era Wang Weilin, um estudante de 19 anos que foi posteriormente preso por “agitação política” e “tentativa de subversão de membros do Exército”. No entanto, a veracidade desta afirmação é questionável. Numerosos rumores se espalharam acerca da identidade do homem e de suas intenções, mas nenhuma delas pôde ser definitivamente provada.

Referência: Wikipedia