Alfred Hitchcock
Hoje, dia 29 de abril de 2012, faz exatamente 32 anos da morte do famoso diretor de cinema Alfred Hitchcock, que nasceu em Londres, em 1899. Conhecido como o “Mestre do Suspense”, ele dirigiu alguns dos melhores filmes de mistério e assassinato da história do cinema. São filmes que viraram clássicos e até hoje servem de referência para estudiosos e admiradores.
Aos 20 anos de idade, conseguiu seu primeiro emprego na área cinematográfica. A partir daí, tudo que fez foi ligado à Sétima Arte. Em 1939 se mudou para os Estados Unidos e assinou contrato com David O. Selznick, produtor dos clássicos “E o Vento Levou” e “Começou em Nápoles”. Esse contrato trouxe muita sorte para Hitchcock, pois o primeiro longa-metragem que dirigiu recebeu o Oscar de melhor filme: “Rebeca: a Mulher Inesquecível”. Outros filmes vieram e o mundo começou a se encantar pela sua genialidade em dirigir e criar suspense. Em 1955, ganhou um programa de TV chamado “Alfred Hitchcock Presents”. Tratava-se de um programa com vários episódios criminais e foi um enorme sucesso, servindo para aumentar ainda mais a sua popularidade.
Seu filme “Festim Diabólico” (1948) foi rodado em apenas oito cortes. Os cenários eram móveis para ajudar a movimentação da câmera. “Janela Indiscreta” (1954) contou com a presença do famoso ator James Stewart, que interpretou um jornalista com a perna fraturada preso a uma cadeira de rodas que, sem ter o que fazer, começa a espionar os vizinhos. De tanto espionar, passa a desconfiar que um deles cometeu um crime. Em “Um Corpo Que Cai” (1958), considerado um de seus melhores filmes, James Stewart interpreta um detetive contratado para investigar a esposa de um amigo e acaba se apaixonando por ela. Mas a moça “morre” e ele acha que está sendo perseguido pelo espírito da mulher.
Outros grandes clássicos de Hitchcock são “Psicose” (o filme preferido do diretor), “Os Pássaros” e “O Homem que Sabia Demais”. Hitchcock também costumava aparecer em seus próprios filmes, sempre fazendo uma rápida aparição. Faleceu em 1980 devido a complicações renais. Seu último filme foi “Trama Macabra”.
Referência: InfoEscola