sábado, 24 de março de 2012

Exxon Valdez

Há exatos 23 anos, no dia 24 de março de 1989, ocorreu um dos maiores derramamentos de petróleo da história. O navio Exxon Valdez, na época pertencente à empresa ExxonMobil, transportava 150.000m³ de petróleo (aproximadamente 257.000 barris), dos quais, segundo consta oficialmente, 50.000m³ foram lançados ao mar, na costa do Alasca, depois de o navio encalhar na Enseada do Príncipe Guilherme (Prince William Sound).

Exxon Valdez
Houve um grande desastre ambiental em consequência do incidente, com centenas de milhares de animais morrendo nos meses seguintes. De acordo com as estimativas, morreram 250.000 pássaros marinhos, 2.800 lontras, 250 águias e 22 orcas, além da perda de bilhões de ovos de salmão.

limpeza do desastre
O navio havia partido do terminal petrolífero de Valdez, no Alasca, no dia anterior. A sequência de eventos que provocou o acidente continua obscura até os dias de hoje. Estima-se que os custos de limpeza ficaram em torno de 2,1 bilhões de dólares e as áreas ao longo da costa atingidas pelo derramamento ainda estão contaminadas com óleo debaixo da superfície.

Referências: Wikipedia e Discovery Channel

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

Exxon Valdez hein ow