quarta-feira, 21 de março de 2012

Alcatraz

No dia 21 de março de 1963, há exatamente 49 anos, foi desativada a prisão de Alcatraz, nos Estados Unidos. Alcatraz é uma ilha localizada na Baía de San Francisco, na Califórnia. Inicialmente ela foi utilizada como base militar, somente mais tarde foi convertida em uma prisão de segurança máxima. Funciona atualmente como um ponto turístico.

Devido ao frio proveniente da costa e às correntes fortes da Baía de San Francisco, Alcatraz foi usada como prisão durante a Guerra Civil e não participou ativamente da guerra como fortaleza. Após a guerra o Exército concluiu que as armas de Alcatraz eram obsoletas se comparadas aos avanços tecnológicos do pós-guerra. Vários planos de modernização da fortificação foram idealizados, mas nunca saíram do papel. O Exército decidiu então estabelecer lá uma prisão militar. Em 1867 uma penitenciária foi construída e, no ano seguinte, Alcatraz foi oficialmente designada como centro de detenção de longo prazo para os prisioneiros militares.

Alcatraz
A ilha foi, então, uma base militar entre 1850 e 1930. Posteriormente, foi adquirida pelo Departamento de Justiça dos EUA, em 12 de Outubro de 1933. Em 1º de Janeiro de 1934, foi reinaugurada como uma Prisão Federal. Durante seus 29 anos de existência, a prisão alojou alguns dos maiores criminosos norte-americanos, como Al Capone, Robert Franklin Stroud, Alvin Karpis e Frank Morris. A prisão foi fechada menos de um ano após a primeira fuga de sua história. O governo alegou que o complexo foi desativado devido ao seu alto custo de manutenção e ao fato de que não garantia uma total segurança em relação às prisões mais modernas. Era mais fácil e menos custoso construir uma prisão nova do que melhorar as condições de Alcatraz.

Frank MorrisDurante os anos em que esteve ativa, a prisão de Alcatraz nunca registrou oficialmente fugas bem sucedidas de prisioneiros. Em todas as tentativas os fugitivos foram mortos ou afogavam-se nas águas da baía de San Francisco. Três fugitives – Frank Morris e os irmãos John e Clarence Anglin – desapareceram de sua celas em 11 de junho de 1962. Somente algumas pistas foram encontradas e elas levam a crer que os prisioneiros, provavelmente, morreram afogados na tentativa de fuga, mas, oficialmente, ainda estão listados como desaparecidos. Em 1979 foi feito um filme sobre essa fuga, com o astro Clint Eastwood, chamado “Fuga de Alcatraz”.

Em 1976 o Complexo de Alcatraz foi listado no Registro Nacional de Lugares Históricos e, dez anos mais tarde, declarado “Local Histórico Nacional”. Já em 1993, o Serviço Nacional de Parques divulgou um plano chamado Alcatraz Development Concept and Environmental Assessment (Conceito de Desenvolvimento e Avaliação Ambiental de Alcatraz). O projeto permitiu a promoção turística da ilha e, a partir de então, os turistas podem apreciar a bela vista da cidade de San Francisco e observar a fauna e flora locais.

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

Sinistro @_@