quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

A cidade subterrânea de Derinkuyu

Recebi um e-mail interessante falando sobre esta cidade localizada na Turquia e resolvi pesquisar um pouco mais. Derinkuyu é uma das várias cidades subterrâneas localizadas na Turquia, na província de Nevşehir, na antiga região histórica da Capadócia. Sua origem é controversa. Alguns arqueólogos acreditam que suas origens estejam por volta do ano 4 000 a.C., outros defendem que são ainda mais remotas, por volta do ano 9.000 a.C., embora a datação por carbono-14 realizada em esqueletos do cemitério situado nessa cidade datem do ano 1.800 a.C.. Estima-se que a cidade começou a ser abandonada por completo por volta do século VIII.

Os arqueólogos começaram a estudar esta fascinante cidade subterrânea abandonada e conseguiram chegar aos 40m de profundidade, acreditando-se, contudo, que possa chegar a 85m. A cidade é formada por 20 níveis, embora apenas oito estejam abertos à visitação pública. Neles podem encontrar-se cisternas para armazenagem de azeite, armazéns para alimentos, cozinhas com sistema de dispersar fumaça de forma que não fosse notada na superfície, bares, poços de água, templos para cultos religiosos, estábulos e até 52 tubos formando um incrível sistema de ventilação para que o ar entrasse e percorresse todos o níveis, até aos mais inferiores. A temperatura ambiente sempre gira em torno dos 13°C, independente da temperatura que faça na superfície.

Escavada em rocha vulcânica, sua arquitetura é um tanto rudimentar, embora fossem usados sistemas engenhosos para bloquear a entrada de intrusos, como portas em forma de rodas esculpidas de uma rocha de maior resistência, que tinham em torno de 1m a 1,5m de altura e até 500kg. Supõe-se também que, provavelmente, esse tipo de cidade fosse construído para servir como defesa contra eventuais invasores. Foram descobertas mais de 600 saídas à superfície e calcula-se que essa cidade poderia abrigar até 10.000 habitantes, possuindo também um túnel com aproximadamente 8km de extensão que a conecta a outra cidade subterrânea, Kaymakli. A maior dessas cidades subterrâneas foi descoberta em 2007 em Gaziemir, no distrito de Güzelyurt, pertencente a uma antiga rota da seda, permitindo aos viajantes descansar em uma cidade-fortaleza sob o solo.

Veja abaixo algumas fotos da cidade (clique para ampliar):







Referência: Wikipedia

3 Comentário(s)::

Gornik Zabrze disse...

Sinistro pra cacimba ne ow 0_0

Anônimo disse...

这是非常有趣的阅读。我要注明你在我的博客文章。它可以吗?而你等一个Twitter帐号?

Anônimo disse...

Questo è stato un bel articolo da leggere, grazie per la condivisione di essa.