quarta-feira, 31 de março de 2010

Rapidinhas de 31 de março


René Descartes1596 - Nascimento de René Descartes: Nascia o filósofo, físico e matemático francês que notabilizou-se, sobretudo por seu trabalho revolucionário na filosofia e na ciência, mas também obteve reconhecimento matemático por sugerir a fusão da álgebra com a geometria, fato que gerou a geometria analítica e o sistema de coordenadas que hoje leva o seu nome (cartesiano). Foi uma das figuras-chave na Revolução Científica e é muitas vezes chamado de "fundador da filosofia moderna" e "pai da matemática moderna", considerado um dos pensadores mais importantes e influentes da História do Pensamento Ocidental. Suas principais obras foram “O Mundo ou Tratado da Luz” (1632-33), “Discurso do Método” (1637), “Geometria” (1637) e “Meditações” (1641).

Isaac Newton1727 - Falecimento de Isaac Newton: Morreu há exatamente 283 anos o cientista inglês Isaac Newton, mais reconhecido como físico e matemático, embora tenha sido também astrônomo, alquimista, filósofo natural e teólogo. Sua obra, “Philosophiae Naturalis Principia Mathematica” (1687) é considerada uma das mais influentes na história da ciência, descrevendo a lei da gravitação universal e as três leis de Newton, que fundamentaram a mecânica clássica. Ao demonstrar a consistência que havia entre o sistema por ele idealizado e as leis de Kepler do movimento dos planetas, foi o primeiro a mostrar que o movimento de objetos, tanto na Terra como em outros corpos celestes, são governados pelo mesmo conjunto de leis naturais. O poder unificador e profético de suas leis era centrado na revolução científica, no avanço do heliocentrismo e na difundida noção de que a investigação racional pode revelar o funcionamento mais intrínseco da natureza. Numa pesquisa promovida pela Royal Society, Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência.

Torre Eiffel1889 - Inauguração da Torre Eiffel: A famosa torre foi inaugurada em comemoração ao centenário da Revolução Francesa. O intuito era de que fosse uma estrutura temporária, mas tomou-se a decisão de não desmontá-la. O Governo da França planejou uma exposição mundial e anunciou uma competição de design arquitetônico para um monumento que seria construído no Champ de Mars, no centro de Paris. Mais de cem projetos foram submetidos ao concurso. O comitê do Centenário escolheu o projeto do engenheiro Gustave Eiffel, de quem herdaria o nome, de uma torre com uma estrutura metálica que se tornaria, então, a estrutura mais alta do mundo construída pelo homem. Com seus 317m de altura, possuía 7.300 toneladas quando foi construída, sendo que, atualmente, já passa de dez mil, pois possui restaurantes, museus, lojas, entre muitas outras estruturas que não possuía na época de sua construção.

Golpe Militar1964 - Golpe Militar: Um patético e ridículo Golpe Militar no Brasil derruba o presidente João Goulart e dá início ao regime militar no país. O Golpe de 1964 submeteu o Brasil a um regime autoritário alinhado politicamente com os interesses dos Estados Unidos. O Regime militar durou até 1985, quando, indiretamente, foi eleito o primeiro presidente civil desde as eleições de 1960, Tancredo Neves. Somente quatro anos mais tarde haveria novamente eleições diretas para a Presidência da República. Segundo o próprio Ernesto Geisel, o quatro presidente militar do regime, “O que houve em 1964 não foi uma revolução. As revoluções fazem-se por uma idéia, em favor de uma doutrina. Nós simplesmente fizemos um movimento para derrubar João Goulart. Foi um movimento contra, e não por alguma coisa. Era contra a subversão, contra a corrupção. Em primeiro lugar, nem a subversão nem a corrupção acabam. Você pode reprimi-las, mas não as destruirá. Era algo destinado a corrigir, não a construir algo novo, e isso não é revolução”.

Pacto de Varsóvia1991 - Fim do Pacto de Varsóvia: Chegava ao fim a aliança militar formada em 14 de maio de 1955 pelos países socialistas do Leste Europeu e pela União Soviética. O tratado foi firmado na capital da Polônia, Varsóvia, e estabeleceu o alinhamento dos países membros com Moscou, formalizando um compromisso de ajuda mútua em caso de agressões militares. O organismo militar foi instituído em contraponto à OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), organização internacional que uniu as nações capitalistas da Europa Ocidental e os Estados Unidos para a prevenção e defesa dos países membros contra eventuais ataques vindos do Leste Europeu. As mudanças no cenário geopolítico da Europa Oriental no final da década de 1980, com a queda dos governos socialistas, o fim do Muro de Berlim, o fim da Guerra Fria e a crise na União Soviética levaram à extinção do Pacto.

Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

blz hein ow...
e que golpezinho ridículo