domingo, 28 de junho de 2009

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Anil

Dando sequência ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei um pouco sobre o bairro do Anil, na região de Jacarepaguá.

O nome do bairro do Anil tem sua origem, provavelmente, no fato de em tempos remotos no local terem existido arbustos nativos, cujos frutos eram o anil. Inicialmente, a região era ocupada por engenhos e, posteriormente, vieram as fazendas, onde se plantava café.

Anileira
As anileiras da região eram de alta qualidade. Por esse motivo, houve grande aceitação do corante na Europa. O anil era transportado pelo rio que hoje tem esse nome até a Barra da Tijuca, e dali ao porto do Rio de Janeiro, para ser embarcado em navios para Europa. A cultura do anil nessa parte de Jacarepaguá durou até o século XVIII. Depois, como aconteceu em toda a província do Rio de Janeiro, a região do Anil também foi tomada por plantações de café.

Rio Anil
No século XIX, havia na localidade a próspera fazenda do Quitite, cujo dono era o cafeicultor Marcos Antonio Deslesdenier. A estrada do Quitite era uma das vias no interior da propriedade. Na década de 1960, quando exercia o cargo de Presidente da República, João Goulart possuía casa de veraneio no local. A casa era conhecida como “Sítio Capim Melado”. Hoje o local é um condomínio fechado, mas a casa principal do sítio, toda feita de pedra, ainda existe. A região onde hoje se localizam Anil, Gardênia Azul e Cidade de Deus fazia parte, nos séculos passados, da Fazenda do Engenho D'Água.

Bairro anterior: Andaraí

Referências: Portal Geo e Wikipedia

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Bandeira da Croácia

No dia 25 de junho de 1991 a Croácia tornou-se independente da antiga Iugoslávia. Ela era uma de suas repúblicas, juntamente com Eslovênia, Bósnia, Macedônia, Sérvia e Montenegro, que, ao longo dos anos, tornar-se-iam todas, também, independentes. Assim, esta é uma data apropriada para voltarmos a falar um pouco sobre a história das bandeiras, falando hoje sobre a da Croácia.

Bandeira da Croácia
A atual bandeira do país foi adotada oficialmente no dia 21 de dezembro de 1990, portanto, antes de sua independência. No entanto, as cores azul, branca e vermelha fazem parte de sua história desde 1848, simbolizando o pan-eslavismo, movimento político, social e cultural do século XIX que buscava a união de todos os povos eslavos. Durante a Segunda Guerra Mundial, quando fazia parte da antiga Iugoslávia, a bandeira era idêntica à daquele país, com a presença de uma estrela vermelha com borda amarela no lugar do atual brasão.

BrasãoUma das hipóteses para o significado das cores é de que o vermelho representa o sangue dos mártires croatas, o branco simboliza a paz e o azul simboliza a devoção a Deus. A parte quadriculada do brasão em 13 quadrados vermelhos e 12 brancos e foi o símbolo dos reis da Croácia desde o século X. Acima da região quadriculada há uma espécie de coroa que representa as regiões históricas das quais o país se originou.

Outra interpretação diz que o vermelho simboliza a região da Croácia Vermelha, o branco simboliza a região da Croácia Branca e o azul simboliza a o Reino da Eslavônia, região central do país. As duas primeiras localizam-se aproximadamente nas regiões das atuais Dalmácia (vermelha) e Croácia Central e Bósnia-Herzegovina (Branca).

Bandeira anterior: México

Referências: WorldFlags101, Wikipedia e FlagSpot

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Dallas Cowboys conquistam o Super Bowl VI em 1972

Postagem simultânea com o Blog dos Colunistas do Canal #Sports - LINK

Super Bowl VIO Super Bowl VI aconteceu no dia 17 de janeiro de 1972 no Tulane Stadium, em Nova Orleans. Entravam em campo, de um lado, o estreante em finais Miami Dolphins, e, de outro, o Dallas Cowboys, disputando pela segunda vez consecutiva a grande final da NFL. Tom Landry era o técnico dos Cowboys, enquanto a equipe da Florida era treinada por Don Shula.

Dallas CowboysDallas vinha de oito vitórias seguidas na temporada, incluindo os triunfos por 20-12 sobre o Minnesota Vikings e por 14-3 sobre o San Francisco 49ers, liderados pelo quarterback Roger Staubach. Os Dolphins possuíam uma equipe jovem e com um forte jogo de corridas liderado por Jim Kiick e Larry Csonka e com Bob Griese como quarterback. Griese tinha como principal alvo o wide receiver Paul Warfield.

Sob uma temperatura em torno de 4°C, mais de 81 mil torcedores compareceram ao estádio em Nova Orleans para o grande jogo. Dallas saiu na frente através de um field goal de 9 jardas, colocando a equipe à frente por 3-0, após o fumble de Larry Csonka na marca de 46 jardas, o que não havia ocorrido em nenhuma partida em toda a temporada. No segundo quarto Dallas aumentou a vantagem numa campanha de 76 jardas que culminou no touchdown de Lance Alworth, que apenas teve como um resposta um field goal de Miami a poucos segundos do final.

Roger Staubach
Com a vantagem de 10-3 no placar, Dallas voltou ainda mais forte para o segundo tempo. Logo no início ampliou a o placar para 17-3 numa campanha de oito jogadas, conquistando 71 jardas e tomando o controle definitivo da partida. No último quarto Chuck Howley interceptou um passe de Griese e avançou até a linha de 9 jardas. Roger Staubach fez um passe para o tight end Mike Ditka, mexendo pela última vez no placar do jogo: 24-3 para Dallas e o título do Super Bowl podia ser celebrado.

Dallas conquistou um total de 252 jardas naquela partida, contra 185 de Miami, sendo a primeira vez que uma equipe não sofreu touchdowns no Super Bowl. Staubach foi escolhido como melhor jogador da partida (MVP), tendo completado 12 passes em 19, para um total de 119 jardas e três touchdowns.


» Leia AQUI sobre o Super Bowl V
» No Canal #Sports:
Super Bowl VI (Canal #Sports)

Referências: NFL.com e About.com

Canal #Sports - A Maior e Melhor Cobertura Esportiva do IRC!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Tem gente que consegue acreditar (2)

Usando os mesmos moldes da postagem sobre o suposto e-mail da Polícia Federal, aqui vai outra modalidade:

Como é que tem gente que ainda consegue acreditar quando recebe um e-mail desse, como eu recebi outro dia? (clique para ampliar)


Como se o Superior Tribunal de Justiça fosse enviar e-mail assim pra alguém... E ainda por cima o e-mail do remetente era vila@v-expressa.com.br. Deprimente.

terça-feira, 16 de junho de 2009

Comercial da Coca-Cola

Estou bem longe de ser um grande fã de Coca-Cola, mas esse comercial aí é muito bem feito.


sábado, 13 de junho de 2009

201 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Há exatos 201 anos, através de um decreto, era criado, por D. João VI, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Era o dia 13 de junho de 1808, no mesmo ano da chegada da família real ao Brasil. Como já sabemos, com a ameaça da invasão das tropas de Napoleão Bonaparte em Portugal, a nobreza portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou a sua sede de governo no Rio de Janeiro.

Jardim BotânicoSegundo consta, o objetivo da criação do Jardim Botânico era aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais. Encantado com a exuberância da natureza do lugar, D. João VI instalou o Jardim, no bairro que hoje leva o seu nome, e, em 11 de outubro de 1808, passou a denominar-se “Real Horto”. Por um erro histórico acreditava-se que as primeiras plantas tinham sido trazidas do Jardim Gabrielle, de onde vieram muitas plantas, principalmente durante as guerras napoleônicas. Porém, o Jardim Gabrielle situava-se nas Guianas e as primeiras plantas que chegaram ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro vieam, na verdade, das ilhas Maurício, do Jardim La Pamplemousse, trazidas por Luiz de Abreu Vieira e Silva, que as ofereceu a D. João.

Jardim Botânico
Com a Proclamação da Independência do Brasil, o Real Horto foi aberto à visitação pública em 1822 com o nome de “Real Jardim Botânico”. Adquiriu, a partir de então, foros de botânico, pois seu diretor era um erudito frade carmelita, frei Leandro do Sacramento, professor de botânica conhecido pelos seus estudos da flora brasileira. Frei Leandro introduziu melhoramentos e organizou um catálogo das plantas ali cultivadas. Foi o orientador das aléias de mangueiras, jaqueiras, nogueiras e outras, assim como das cercas de murtas, crótons e hibiscos.

Com a Proclamação da República, em 1889, passou a ser denominado como “Jardim Botânico” no ano seguinte. Desde então, teve vários visitantes ilustres como Albert Einstein e a Rainha Elizabeth II do Reino Unido, e transformou-se em cartão-postal da cidade. O Jardim encontra-se tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1937.

Veja também:
» Cronologia (PDF)
» Banco de Imagens

Referências: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Wikipedia

quarta-feira, 10 de junho de 2009

B93 Campeão da Liga dos Campeões em 2014/15 no CM


B93É isso aí, consegui um dos meus maiores feitos na história do CM. Depois de conquistar o título dinamarquês em 2010/11 (e posteriormente o bicampeonato na temporada seguinte), conquistei o principal título europeu em 2014/15. Na 10ª temporada no comando da equipe, que eu comecei a dirigir na 3ª divisão da Dinamarca em 2005/06, conquistei a Liga dos Campeões com uma vitória de 2x0 sobre a Internazionale de Milão na grande final no Stade de France. Novamente seguindo o modelo das postagens de campeões do Blog dos Colunistas do Canal #Sports, faço aqui minha postagem sobre esse título.

Estatísticas:
• 19 Jogos
• 14 Vitórias
• 3 Empates
• 2 Derrotas
• 33 Gols Pró
• 14 Gols Sofridos
• Artilheiro: Fuad Anwar Al-Mutrif (11 gols)
• Técnico: André Luiz Velloso

Campanha:

3ª Fase Classificatória
06/08/14, Zeljeznicar (BOS) 2x2 B93
20/08/14, B93 2x0 Zeljeznicar (BOS)

1ª Fase de Grupos
10/09/14, Manchester United (ING) 1x1 B93
16/09/14, B93 2x0 Olympiacos (GRE)
23/09/14, B93 1x0 Galatasaray (TUR)
15/10/14, Galatasaray (TUR) 0x2 B93
21/10/14, B93 1x3 Manchester United (ING)
05/11/14, Olympiacos (GRE) 0x4 B93

2ª Fase de Grupos
19/11/14, B93 1x0 Milan (ITA)
02/12/14, Liverpool (ING) 1x2 B93
10/02/15, Valencia (ESP) 2x2 B93
18/02/15, B93 3x1 Valencia (ESP)
03/03/15, Milan (ITA) 2x0 B93
11/03/15, B93 2x1 Liverpool (ING)

Quartas-de-Final
01/04/15, Ajax (HOL) 0x1 B93
15/04/15, B93 1x0 Ajax (HOL)

Semifinais
29/04/15, CSKA Moscou (RUS) 1x3 B93
06/05/15, B93 1x0 CSKA Moscou (RUS)

Final
20/05/15, B93 2x0 Internazionale (ITA)


Resultado do jogo final:
Final da Liga dos Campeões 2014/15
Ficha do jogo final:
Final da Liga dos Campeões 2014/15

domingo, 7 de junho de 2009

Incrível foto da posse de Obama

Vejam no link abaixo essa incrível foto da cerimônia de posse do Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, no dia 20 de janeiro deste ano. Qualquer um que estivesse lá não conseguiria ter esta visão. A foto, na verdade, é resultado de 220 diferentes fotos que foram digitalmente agrupadas. Utilizando a ferramenta de “zoom” pode-se ver detalhes incríveis como rostos de pessoas e até mesmo detalhes das partituras musicais da banda.

http://gigapan.org/viewGigapanFullscreen.php?auth=033ef14483ee899496648c2b4b06233c

Com essa ferramenta, o esquema de segurança pode rever qualquer movimento e identificar qualquer pessoa.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Andaraí

Dando sequência ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei um pouco sobre o bairro do Andaraí.

AndaraíO nome do bairro do Andaraí provavelmente deriva no antigo nome do Rio Joana, que se chamava Andara-hy Açu, ou “Rio Grande dos Morcegos”, ou no Pico do Andaraí, cuja tradução da língua Tupi para o Português seria “empinado para cima”. Inicialmente, eram as vastas terras pertencentes aos jesuítas, usadas para o cultivo de cana-de-açúcar. O antigo Andaraí era subdividido em Andaraí Grande (Andaraí atual, Vila Isabel, Grajaú e Aldeia Campista) e Andaraí Pequeno (Tijuca). No século XIX, parte destas terras teriam sido adquiridas por um juiz, tornando-se um grande latifúndio. Mais tarde vieram as chácaras e depois as vilas de casas populares, ainda hoje muito freqüentes no bairro, que abrigavam os operários das fábricas, que na década de 1890 passaram a ser comuns no bairro. Depois, lentamente essas fábricas foram sendo desativadas.

Shopping Iguatemi
Os primeiros registros de loteamentos regulares na área são de 1917, em torno das ruas Leopoldo e Barão de Mesquita, consolidando-se desde esses tempos o Andaraí como um bairro residencial. Também estabeleceu-se no bairro o estádio do América Football Club, na Rua Barão de São Francisco (onde, em 1996, foi construído o Shopping Iguatemi, na foto acima).


Bairro anterior: Anchieta

Referências: Portal Geo e Wikipedia

segunda-feira, 1 de junho de 2009

B93, Campeão Dinamarquês na Temporada 2010/11 no CM

Seguindo o modelo das postagens de campeões do Blog dos Colunistas do Canal #Sports, faço aqui minha postagem sobre meu título de campeão dinamarquês com o B93 (Boldklubben af 1893). Peguei esse time na 3ª divisão do país no CM 2001/02 na temporada 2005/06 e conquistei o título que, na realidade, a equipe não conquista desde 1946. Seguem aqui minhas estatísticas e a campanha do time.

B93 (Boldklubben af 1893)
Estatísticas:
• 33 Jogos
• 22 Vitórias
• 4 Empates
• 7 Derrotas
• 67 Gols Pró
• 37 Gols Sofridos
• Artilheiro: Dirk Kuijt (18 gols)
• Técnico: André Luiz Velloso

Campanha:

25/07/10, SønderjyskE 0x3 B93
01/08/10, B93 1x0 Aalborg
08/08/10, Viborg 3x5 B93
15/08/10, B93 1x2 Nordsjælland
22/08/10, Midtjylland 2x1 B93
29/08/10, B93 2x2 København
12/09/10, B93 3x0 Næstved
19/09/10, OB Odense 0x1 B93
26/09/10, B93 3x2 Viborg
03/10/10, AB 1x3 B93
17/10/10, Aalborg 0x3 B93
25/10/10, B93 2x1 Birkerød
31/10/10, Nordsjælland 2x2 B93
07/11/10, B93 1x0 SønderjyskE
10/11/10, B93 3x0 Brøndby
14/11/10, København 0x0 B93
21/11/10, B93 1x0 OB Odense
01/12/10, Birkerød 3x1 B93
13/03/11, Næstved 1x3 B93
20/03/11, B93 3x1 Midtjylland
03/04/11, B93 3x0 AB
06/04/11, Brøndby 1x0 B93
11/04/11, SønderjyskE 5x2 B93
17/04/11, B93 3x2 Aalborg
24/04/11, Viborg 0x2 B93
01/05/11, B93 1x3 Nordsjælland
09/05/11, Birkerød 1x3 B93
15/05/11, B93 3x1 København
22/05/11, OB Odense 0x1 B93
25/05/11, B93 4x0 Næstved
29/05/11, Midtjylland 1x2 B93
05/06/11, B93 2x2 Brøndby
12/06/11, AB 1x0 B93