terça-feira, 5 de maio de 2009

Rapidinhas de 5 de maio


Søren Kierkegaard1813 - Nascimento de Søren Kierkegaard: Kierkegaard nasceu em Copenhague, na Dinamarca, e foi um teólogo e filósofo que ficou conhecido por ser o “Pai do Existencialismo”, embora algumas novas pesquisas mostrem que isso pode não ser totalmente verdadeiro. Filosoficamente, considera-se que ele fez a ponte entre a filosofia hegeliana e aquilo que se tornaria o Existencialismo. Ele rejeitou a filosofia hegeliana de seu tempo e aquilo que ele viu como o formalismo da igreja luterana dinamarquesa. Muitas de suas obras lidam com problemas religiosos, tais como a natureza da fé, a instituição da fé cristã, a ética cristã e a teologia. Sua obra é de difícil interpretação, uma vez que ele escreveu a maioria delas sob vários pseudônimos e muitas vezes esses pseudo-autores comentam os trabalhos de pseudo-autores anteriores.

Karl Marx1818 - Nascimento de Karl Marx: Karl Heinrich Marx foi um famoso filósofo, teórico político, economista, historiador e jornalista alemão. É considerado o fundador da doutrina comunista moderna e seu pensamento influenciou várias áreas, tais como Filosofia, História, Sociologia, Ciências Políticas, Antropologia, Psicologia, Economia, Comunicação, Arquitetura e outras. A principal obra escrita por Marx foi o “Manifesto do Partido Comunista”, juntamente com Friedrich Engels. Outra importantes obras foram “Manuscritos Econômicos e Filosóficos”, “Crítica da Filosofia do Direito de Hegel”, “A Ideologia Alemã”, “Miséria da Filosofia”, “Trabalho Assalariado e Capital” e “O Capital”.

Napoleão Bonaparte1821 - Morte de Napoleão: Nascido em Ajaccio, Córsega, Napoleão Bonaparte foi o dirigente efetivo da França a partir de 1799, adotando o nome de Napoleão I. Foi Imperador da França de 1804 a 1814, posição que voltou a ocupar rapidamente por alguns meses em 1815. Além disso, conquistou e governou grande parte da Europa central e ocidental. Foi um dos chamados “monarcas iluminados”, que tentaram aplicar à política as idéias do movimento filosófico chamado Iluminismo ou Aufklärung. Ele foi preso e exilado pelos britânicos na ilha de Santa Helena em 15 de outubro de 1815. Em 5 de Maio de 1821, com uma violenta tempestade assolando a ilha, Napoleão morreu, segundo a opinião do médico que o assistiu, de uma úlcera.

Joana d'Arc1920 - Canonização de Joana d'Arc: Santa Joana d'Arc é canonizada pelo Papa Bento XV em Roma. Ela é a santa padroeira da França e foi considerada uma heroína na Guerra dos Cem Anos, durante a qual tomou partido dos Armagnacs na longa luta contra os borguinhões e seus aliados ingleses. Descendente de camponeses, de família pobre e analfabeta, foi uma mártir francesa canonizada quase cinco séculos depois de ter sido queimada viva.

Alan Sheppard1961 - Viagem ao Espaço: O astronauta Alan Sheppard torna-se o primeiro norte-americano a viajar no espaço, realizando um vôo sub-orbital de 15 minutos na cápsula Freedom 7, integrada ao Programa Mercury. Após uma série de duros e exaustivos testes físicos e psicológicos, Sheppard foi um dos sete pilotos escolhidos para integrar este programa. A missão havia sido planejada para se realizar em outubro de 1960, mas uma série de atrasos devidos a problemas técnicos a adiaram para maio de 1961. Com isso, em 12 de abril do mesmo ano, o cosmonauta soviético Yuri Gagarin tornou-se o primeiro ser humano a viajar no espaço.

Itaipu1984 - UHE Itaipu: A primeira Unidade Geradora de Energia entra em funcionamento na Usina Hidrelétrica Binacional de Itaipu. A usina foi construída por Brasil e Paraguai no rio Paraná, no trecho de fronteira entre os dois países, 14 km ao norte da Ponte da Amizade. A área do projeto se estende desde Foz do Iguaçu, no Brasil, e Ciudad del Este, no Paraguai, ao sul, até Guaíra (Brasil) e Salto del Guairá (Paraguai), ao norte. A potência instalada da Usina é de 14.000 MW (megawatts), com 20 unidades geradoras de 700 MW. Mais sobre a usina e as Sete Quedas pode ser visto AQUI.


Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Bao Ritcho disse...

Karl Marx gênio hein ow...