terça-feira, 7 de abril de 2009

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Água Santa

Seguindo o histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei um pouco sobre o bairro de Água Santa, onde, aliás, morei até os 5 anos de idade.

O nome do bairro vem de uma fonte de água mineral localizada nessa área. A água da fonte era engarrafada e vendida a quem se interessasse. Inicialmente, onde hoje está o bairro de Água Santa, existiam terras altas de fazendas e engenhos.

Água SantaEm meados do século XIX tem-se notícia de que, na vertente voltada para Água Santa, teria existido um quilombo, o que teria originado o nome da encosta como Serra dos Pretos Forros. Das terras desmembradas das fazendas, teria existido, no início do século XIX, uma grande chácara, que ia da estação do Engenho de Dentro até o morro dos Pretos Forros. Os primeiros registros de loteamento são de 1917, promovendo-se, mais tarde, o Jardim Água Santa, que se estima tenha ocorrido por volta de 1946. De lá para cá, a região foi se desenvolvendo na esteira do crescimento do Grande Méier.

Recentemente a área foi cortada pela Linha Amarela, inaugurada em 1997, o que mudou sobremaneira a paisagem, lá estando a sua praça de pedágio e o acesso ao túnel Engenheiro Raymundo de Paula Soares, também conhecido como túnel da Covanca, um dos maiores túneis urbanos do mundo, com extensão de 2.187 metros. Também localiza-se no bairro o Presídio Ary Franco, inaugurado em 1974.

Bairro anterior: Acari

Referência: Portal Geo

3 Comentário(s)::

P. L. F. V. disse...

Vou fazer um sobre os bairros de Barra do Piraí hein ow hahaha

Bao Ritcho disse...

Aquele presídio é imundo hein ow...

Romneya disse...

hummm Legal essa idéia de por a origem dos nomes dos bairros.
:)