quinta-feira, 26 de março de 2009

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Acari

Seguindo o histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei um pouco sobre o bairro de Acari.

O nome do bairro da Zona Norte provavelmente vem do rio Acari (um tipo de peixe) que corta suas terras e faz divisa com o bairro vizinho Parque Colúmbia. A comunidade foi batizada com o mesmo nome do rio que passa nas proximidades da região, que hoje é chamada de Favela de Acari e que, na verdade, é a junção do Conjunto Amarelinho, construído no final dos anos 50 às margens da Av. Brasil, e mais quatro localidades: Parque Acari, Vila Rica de Irajá, Coroado e Vila Esperança. O Complexo de Acari iniciou seu processo de ocupação em 1946 e apresenta um dos maiores índices de pobreza no Estado do Rio de Janeiro.

AcariO bairro confunde-se com a Fazenda Botafogo, conjunto de edifícios habitacionais construídos nos anos 70, nos mesmos moldes da Cidade de Deus. Na área hoje delimitada como bairro de Acari, existiam primeiramente grandes fazendas, depois, os engenhos que cultivavam, dentre outros produtos, a cana-de-açúcar. A região, até o século XIX, tinha ocupação predominantemente rural. A partir de 1875, com a implantação da estrada-de-ferro Rio d’Ouro, por onde passa hoje a Linha 2 do metrô, e no entorno da mesma, foram surgindo pequenos núcleos urbanos que levaram, no início do século XIX, a novos loteamentos.

A Vila Nazaré, entre a Av. Automóvel Clube e a Rua Acuruí, data de 1938. Em 1946, é inaugurada a Av. Brasil, outra divisa do atual bairro de Acari, levando à implantação de muitas indústrias e a um crescimento junto à nova via. Ocupações informais têm lugar e hoje parte do bairro é constituído pelas favelas de Parque Acari, Vila Rica de Irajá e Vila Esperança.

Com a implantação da Linha 2 do Metrô o bairro ganhou a estação Acari-Fazenda Botafogo. Nele foi construído também o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, conhecido como Hospital de Acari, o segundo maior do município.

Bairro anterior: Abolição

Referência: Portal Geo

6 Comentário(s)::

Anônimo disse...

E tem a feira de Acari hein ow...

Romneya disse...

Muito legal essa idéia de por as histórias dos bairros aqui. :)

P. L. F. V. disse...

Néééé

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Wow, that's crazy man. They should really try to do something to fix that.

Anônimo disse...

Nice post, kind of drawn out though. Really good subject matter though.