domingo, 29 de março de 2009

Khaled Mardam-Bey, o gênio


mIRCAlguns sabem, outros não. Gostaria que a grande maioria soubesse. Khaled Mardam-Bey é o gênio criador do mIRC, o melhor programa de batepapo de todos os tempos na minha modesta opinião. Já faz quase dez anos que acessei o mIRC pela primeira vez e não consegui mais largar, apesar das mudanças de rede no IRC, dos ataques ridículos de nerds de jardim de infância a outras redes, etc. Mas vamos deixar de lado essa gente imbecil que não tem o que fazer e retornar ao assunto desta postagem.

Khaled Mardam-BeyKhaled Mardam-Bey nasceu em 1968 e mora hoje em Londres, mas nasceu em Amã, capital da Jordânia, filho de pai sírio e mãe palestina. Deve-se registrar mais uma vez que ele foi o criador do mIRC, o cliente de IRC mais conhecido e modificado em tantos “scripts” para que as pessoas acessem as redes do mundo inteiro. O criador do IRC, outro gênio, foi o finlandês Jarkko Oikarinen, em 1988 (acho que ele merece uma postagem em sua homenagem também). Segundo Khaled, sua inspiração para a criação do programa foi sua própria necessidade de ter ferramentas que outros clientes de IRC não possuíam. Ele começou a trabalhar nisso em 1994 e a primeira versão foi liberada em 28 de fevereiro de 1995 (devíamos criar uma espécie de “feriado” internacional no IRC nesse dia).

mIRCEle nunca imaginou que o mIRC pudesse ficar tão popular e afirma que desenvolveu o programa apenas por diversão e como um desafio. Ele até hoje ainda trabalha em melhorias no programa. Sempre conta, para isso, com a ajuda de gente interessada e que envia sugestões e críticas para a melhoria do programa.

Em sua entrevista (leia aqui na íntegra) no site do mIRC, Khaled diz ainda que a pronúncia correta do nome do programa seria m-I-R-C, soletrando todas as letras, mas diz que não vê problemas em pronunciar como uma palavra, e ele mesmo fala assim quando quer se fazer entender mais rápido.

mIRCFalando mais tecnicamente, Khaled Mardam-Bey diz que o mIRC foi desenvolvido numa linguagem que é uma espécie de junção entre o C/C++ em puro Win32, compilado sob o Visual Studio .Net Pro. O código-fonte possui 276 arquivos, com aproximadamente 150 mil linhas e totalizando 5,5MB. Este código, entretanto, não está disponível para o público.

Links importantes:
» Entrevista com Khaled Mardam-Bey
» Tao do IRC
» Site do mIRC
» IRChelp.org

Referência: mIRC.com

quinta-feira, 26 de março de 2009

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Acari

Seguindo o histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei um pouco sobre o bairro de Acari.

O nome do bairro da Zona Norte provavelmente vem do rio Acari (um tipo de peixe) que corta suas terras e faz divisa com o bairro vizinho Parque Colúmbia. A comunidade foi batizada com o mesmo nome do rio que passa nas proximidades da região, que hoje é chamada de Favela de Acari e que, na verdade, é a junção do Conjunto Amarelinho, construído no final dos anos 50 às margens da Av. Brasil, e mais quatro localidades: Parque Acari, Vila Rica de Irajá, Coroado e Vila Esperança. O Complexo de Acari iniciou seu processo de ocupação em 1946 e apresenta um dos maiores índices de pobreza no Estado do Rio de Janeiro.

AcariO bairro confunde-se com a Fazenda Botafogo, conjunto de edifícios habitacionais construídos nos anos 70, nos mesmos moldes da Cidade de Deus. Na área hoje delimitada como bairro de Acari, existiam primeiramente grandes fazendas, depois, os engenhos que cultivavam, dentre outros produtos, a cana-de-açúcar. A região, até o século XIX, tinha ocupação predominantemente rural. A partir de 1875, com a implantação da estrada-de-ferro Rio d’Ouro, por onde passa hoje a Linha 2 do metrô, e no entorno da mesma, foram surgindo pequenos núcleos urbanos que levaram, no início do século XIX, a novos loteamentos.

A Vila Nazaré, entre a Av. Automóvel Clube e a Rua Acuruí, data de 1938. Em 1946, é inaugurada a Av. Brasil, outra divisa do atual bairro de Acari, levando à implantação de muitas indústrias e a um crescimento junto à nova via. Ocupações informais têm lugar e hoje parte do bairro é constituído pelas favelas de Parque Acari, Vila Rica de Irajá e Vila Esperança.

Com a implantação da Linha 2 do Metrô o bairro ganhou a estação Acari-Fazenda Botafogo. Nele foi construído também o Hospital Municipal Ronaldo Gazolla, conhecido como Hospital de Acari, o segundo maior do município.

Bairro anterior: Abolição

Referência: Portal Geo

segunda-feira, 23 de março de 2009

SimCity4 e Cheat Engine


SimCityHá algumas semanas atrás voltei a jogar um pouco de SimCity4. Quem conhece o jogo provavelmente sabe da existência dos cheats “howdryiam”, “fightthepower”, “you don’t deserve it” e o famigerado “weaknesspays”, este último gerando 1.000 simoleons (a moeda do jogo) cada vez que é usado. E quem conhece o jogo e não tem muita paciência pra esperar a cidade prosperar pelos seus próprios meios (e haja paciência, nesse caso), sabe o inferno que é utilizar este “weaknesspays” pra ganhar míseras cifras de dinheiro, fazendo a mão quase cair pra poder gerar algum ganho real.

Sendo assim, resolvi procurar na internet alguma maneira menos cansativa de ganhar esse tão importante dinheiro. Foi assim que descobri o “Cheat Engine”, cujo milagroso resultado resolvi compartilhar aqui. O programa pode ser baixado em seu site oficial (http://www.cheatengine.org) e é muito fácil de usar.

Você deve abrir o programa e abrir o jogo. Construa uma nova cidade ou abra uma já criada por você e veja quanto de dinheiro você tem no momento e guarde o número. Vá até o Cheat Engine e clique no ícone que está piscando lá em cima, do lado esquerdo. Vai aparecer a lista de todos os programas rodando no computador naquele momento. Desça a lista e lá embaixo está o arquivo executável do SimCity4. Selecione-o e preencha no campo “Hex” o valor que você anotou, clicando depois em “First Scan”.


Volte ao jogo e gaste dinheiro com qualquer coisa. Anote a nova quantidade de dinheiro que você tem e volte ao Cheat Engine. Vão aparecer algumas linhas do lado esquerdo constando este novo valor. Clique duas vezes em cada um deles e eles irão para a parte de baixo da tela. Lá embaixo clique novamente duas vezes, agora em cada número, e os substitua pelo valor que você deseja. Faça a operação para cada linha. Depois volte ao jogo e gaste com alguma outra coisa. No momento em que você gastar, a quantia que você digitou no programa irá aparecer e seus problemas estarão resolvidos.

sexta-feira, 20 de março de 2009

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Abolição

Sempre tive curiosidade de saber a origem e a história dos bairros da cidade onde nasci e moro até hoje, o Rio de Janeiro. E agora que encontrei referências confiáveis, de vez em quando vou compartilhar com todos aqui no blog um breve histórico de cada bairro.

Pela ordem alfabética, o primeiro é o bairro da Abolição. O nome do bairro provavelmente tem sua origem no antigo nome da Rua da Abolição, 13 de maio, dia da abolição dos escravos no Brasil. Inicialmente era habitado pelas populações ligadas às lavouras e ao comércio desses produtos, sendo o bairro cortado pela antiga Estrada Real de Santa Cruz, hoje Av. Dom Hélder Câmara (antiga Av. Suburbana). Depois, no século XIX, vieram algumas fábricas, principalmente no bairro vizinho do Engenho de Dentro, e as estradas-de-ferro, que serviam às localidades mais ao norte, mas que levaram à ocupação lindeira aos trilhos, o que posteriormente se espraiou e alcançou a área atualmente delimitada como o bairro da Abolição.

Os primeiros registros de loteamentos de grandes terrenos junto à Rua da Abolição são de 1917 e, em 1930, é aberta uma avenida principal. A partir de 1930, o Estado passa a apoiar a atividade manufatureira, sendo as áreas servidas pelas ferrovias, o entorno próximo, escolhidas para a instalação de muitas delas. De lá para cá o bairro cresceu, consolidando-se como um bairro residencial de classe média. Parte dele foi atravessado pela via expressa “Linha Amarela”, inaugurada em 1997.

Referência: Portal Geo

terça-feira, 17 de março de 2009

Bill Clinton no vácuo

Hillary deixando Bill Clinton no vácuo e beijando Obama... Que bisonho...


sábado, 14 de março de 2009

Método para capturar cobras

Clique nas figuras e veja a sequência deste grande método para capturar cobras.


1º Passo 2º Passo
3º Passo 4º Passo
5º Passo 6º Passo
7º Passo 8º Passo
9º Passo

quinta-feira, 12 de março de 2009

Tem gente que consegue acreditar

Como é que tem gente que ainda consegue acreditar quando recebe um e-mail desse, como eu recebi outro dia? (clique para ampliar)


Como se a Polícia Federal fosse enviar e-mail assim pra alguém... E ainda por cima o e-mail do remetente era alserikaku@apcd.org.br. Deprimente.

terça-feira, 10 de março de 2009

Fotos das obras da Usina Hidrelétrica de Três Gargantas

Seguem aqui algumas fotos do andamento das obras da Usina Hidrelétrica de Três Gargantas, na China. A usina deverá gerar 18.200MW de potência e o vertedouro está projetado para uma vazão de 110.000 m³/s.


Três Gargantas Três Gargantas
Três Gargantas Três Gargantas
Três Gargantas Três Gargantas
Três Gargantas Três Gargantas
Três Gargantas Três Gargantas

domingo, 8 de março de 2009

Seu trabalho é muito bom - Parte 2






Veja AQUI a primeira parte

quinta-feira, 5 de março de 2009

A natureza engolindo a civilização

Eis algumas fotos que eu tirei na Praia de Atafona, em São João da Barra/RJ, neste Carnaval. Essa praia fica bem na foz do Rio Paraíba do Sul, ou seja, no encontro deste rio com o Oceano Atlântico. Embora sejam, de certo modo, tristes e melancólicas, essas paisagens com as árvores mortas na praia são lindas e impressionantes.

Atafona
Atafona
Atafona
Atafona
Atafona

segunda-feira, 2 de março de 2009

Seu trabalho é muito bom - Parte 1