quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Rapidinhas de 13 de agosto


Hernán Cortez1521 - Conquista Espanhola na América: Tenochtitlán, então capital do Impédio Azteca e atual Cidade do México, cai perante as forças de Hernán Cortez e seus conquistadores. Foram aproximadamente vinte milhões de mortos em trinta anos de massacre espanhol durante a conquista. Segundo conta a História, Cortez chegou à civilização centro-americana, hoje considerada a maior e mais poderosa do continente na época, seguido por apenas 400 homens, 16 cavalos, 32 escopetas e quatro canhões. Teria derrotado um exército de mais ou menos 500 mil homens.

Copacabana Palace1923 - Inauguração do Copacabana Palace: O luxuoso e famoso hotel localizado em frente à praia de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro, foi inaugurado neste dia. Foi construído pelo empresário Octávio Guinle entre 1919 e 1923, atendendo a uma solicitação do então presidente Epitácio Pessoa, que desejava um grande hotel de turismo na capital do país, para ajudar a hospedar o grande número de visitantes esperados para a grande Exposição do Centenário da Independência do Brasil. Estabelecido o acordo para a construção, o empresário adquiriu um terreno na praia de Copacabana, de frente para a Avenida Atlântica, alargada em 1919 pelo engenheiro Paulo de Frontin. Na época, o hotel foi o primeiro grande edifício em Copacabana, cercado apenas por pequenas casas e mansões.

República Centro-Africana1960 - Independência da República Centro-Africana: A antiga colônia francesa de Ubangi Shari, que fez parte da África Equatorial Francesa, tornava-se independente. Em 1958, tornou-se república dentro da Comunidade Francesa e, dois anos mais tarde, totalmente independente. Em 1976, seu presidente, Jean Bedel Bokassa, declarou-a império e a si próprio imperador. Após denúncias de atrocidades, foi deposto em 1979, e o país voltou a ser uma República.

Muro de Berlim1961 - Construção do Muro de Berlim: O famoso muro foi construído na madrugada deste dia. Constituía um símbolo da divisão da Alemanha em duas entidades estatais, a República Federal da Alemanha (Ocidental) e a República Democrática Alemã (Oriental). Este muro, além de dividir a cidade de Berlim ao meio, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: o ocidental, constituído pelos países capitalistas liderados pelos Estados Unidos da América; e o oriental, constituído pelos países socialistas simpatizantes do regime soviético. Possuía um extensão de 66,5 km com gradeamento metálico, 302 torres de observação, 127 redes metálicas electrificadas com alarme e 255 pistas de corrida para ferozes cães de guarda. O Muro de Berlim caiu no dia 9 de Novembro de 1989, marcando o início da reunificação das duas Alemanhas, acabando também a divisão do mundo em dois blocos.


Referência: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Informações muito boas, valeu ae!