sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Joio

Acho que 99% das pessoas que utilizam a expressão “separar o joio do trigo” nunca deve ter parado pra pensar no que realmente é esse tal de joio. Certamente deduz-se que é algo ruim, prejudicial. Mas o que é exatamente esse negócio?

O Lolium temulentum, comumente conhecido como joio ou cizânia, é uma planta pertencente à família Poaceae e ao gênero Lolium. De talo rígido, pode crescer até 1 metro de altura, com inflorescências na espiga e grão de cor violeta. Geralmente cresce nas mesmas zonas produtoras de trigo e é considerada uma erva daninha desse cultivo. A semelhança entre essas duas plantas é tão grande que em algumas regiões costuma-se denominar o joio como “falso trigo”.

Joio
Pode ser venenosa e uma pequena quantidade de joio colhida e processada junto ao trigo pode comprometer a qualidade de todo o produto obtido. Portanto, vem daí a famosa expressão já citada acima, um ditado popular. Esta planta, e a necessidade de separá-la do trigo, é referenciada até mesmo na Bíblia, mais especificamente no Evangelho segundo Mateus:

Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até a colheita e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.


Referência: Wikipedia

2 Comentário(s)::

Patrícia Nascimento disse...

Uma das postagens mais interessantes.
Muito legal mesmo.

Vinícius Franco disse...

Hummm 0_0
essa expressão é o cão
hahaha