terça-feira, 4 de março de 2008

Hindenburg

O dia 4 de março de 1936, há exatamente 72 anos, marcou o primeiro vôo do famoso dirigível Hindenburg. Ele foi construído pela empresa Luftschiffbau-Zeppelin GmbHa, na Alemanha, e seu projeto foi encomendado pelo governo de Adolf Hitler com o intuito de divulgar a superioridade tecnológica do país.

Hindenburg
Conhecido como Zeppelin, o dirigível, com 245m de comprimento e sustentado no ar por 200 mil metros cúbicos de hidrogênio, o maior dirigível da história até 1937, saiu de Hamburgo e cruzou o Oceano Atlântico a uma velocidade de 110km/h.

Na noite de 6 de maio de 1937, o gigantesco dirigível Hindenburg preparava-se para descer na base de Lakenhurst, em New Jersey, nos Estados Unidos. Na ocasião havia 97 ocupantes a bordo, sendo 36 passageiros e 61 tripulantes, vindos da Alemanha. Durante as manobras de pouso, um incêndio tomou conta da aeronave e o saldo foi de 13 passageiros e 22 tripulantes mortos e um técnico em solo, totalizando 36 mortes. Veja o vídeo abaixo:



Por muitos anos, pensou-se que o hidrogênio que sustentava o Hindenburg teria sido a causa de seu incêndio. O governo alemão também sugeriu, à época, que uma sabotagem derrubara o grandioso dirigível. Posteriormente, um estudo divulgado por William Van Vorst, pesquisador da NASA e professor da Universidade da Califórnia, tentou desmistificar o caso. Van Vorst apurou que a tinta que cobria o tecido do Hindenburg era altamente inflamável e que o corpo do balão acumulou carga eletrostática durante a viagem. Quando essa energia finalmente foi descarregada, o que se viu foi aquele terrível desastre, segundo sua explicação.

Independente da causa real do incrível incêndio do Hindenburg, a verdade é que o fato encerrou definitivamente a era dos dirigíveis na aviação comercial de passageiros.

Adaptado de: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Esse acidente foi o cão... ~0_0~