quarta-feira, 12 de março de 2008

Bandeira da Venezuela

Hoje é o Dia da Bandeira Nacional da Venezuela. Obviamente é a melhor oportunidade para falar sobre sua história e seu significado.

A bandeira da Venezuela é constituída por três listras horizontais de tamanho idêntico com as cores amarela, azul e vermelha. O amarelo simboliza as riquezas do território venezuelano, o azul simboliza o mar que separa a Venezuela da Espanha e o vermelho, por sua vez, o sangue derramado pelos que lutaram pela independência do país. Na listra azul figuraram ao centro oito estrelas em arco que representam as sete províncias que assinaram o Ato de Independência em 5 de Julho de 1811 (Caracas, Cumaná, Barcelona, Barinas, Margarita, Mérida e Trujillo) e a chamada estrela Bolíviar, em homenagem a Simon Bolívar.

Bandeira da Venezuela
No dia 12 de Março de 1806 o herói venezuelano Francisco de Miranda içou no seu navio Leander, que se encontrava nas águas da Baía de Jacmel, no Haiti, uma bandeira tricolor com as actuais cores da bandeira venezuelana. Esta mesma bandeira foi adotada em 1811 pelo Congresso, tendo sido içada como bandeira nacional pela primeira vez em 14 de Julho do mesmo ano. No dia 15 de Julho de 1930 o Congresso Nacional decretou a junção das sete estrelas (que representavam as províncias) em forma de arco na listra azul.

Em 17 de Fevereiro de 1954, através da Lei da Bandeira, Escudo e Hino Nacionais, foi incorporado o brasão de armas da Venezuela na listra amarela, situando-o no extremo superior junto à haste. Esta é a bandeira da Presidência da República e das Forças Armadas, que se encontra também nos edifícios governamentais. Nove anos depois o presidente Rómulo Betancourt declarou o dia 12 de Março como Dia Nacional da Bandeira, em memória do dia no qual ela foi içada pela primeira vez por Miranda.

Hugo ChávezNo ano de comemoração de seu bicentenário, em 2006, foram anunciadas alterações na bandeira. Até então não havia ainda a estrela Bolívar, como foi denominada pelo presidente Hugo Chávez. Simón Bolívar já tinha apresentado esta proposta em 1817. Esta oitava estrela pretende reconhecer a contribuição da Guayana - uma província do século XIX cujo território está hoje essencialmente integrado no estado Bolívar - na luta pela Independência do país. Além disso, o brasão de armas da Venezuela foi igualmente alterado: o cavalo agora corre para o lado esquerdo.


Bandeira anterior: Kuwait

Fonte: Wikipedia

1 Comentário(s)::

Anônimo disse...

Essas histórias sobre as bandeiras são muito legais. Tem um apanhado histórico que enriquece nosso conhecimento.