domingo, 29 de novembro de 2009

Se fossem de verdade...

Se essas fossem de verdadem ganhariam prêmio de melhores fotos do ano... Aliás, ganhariam prêmio de mais engraçadas também...

Tubarão
Frisbee

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Bento Ribeiro

Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre Bento Ribeiro.

bairro de Bento Ribeiro
O bairro de Bento Ribeiro formou-se ao longo das ruas João Vicente e Carolina Machado, cujas características eram predominantemente residenciais. Com a implantação da Estrada de Ferro Dom Pedro II, denominada posteriormente de Central do Brasil, foi inaugurada em 1914, a estação Prefeito Bento Ribeiro, de onde partia o antigo ramal do Campo dos Afonsos, desativado no início da década de 1960.

Bento RibeiroA origem do nome do bairro se deve a uma homenagem a Bento Manuel Ribeiro Carneiro Monteiro, que foi prefeito da cidade do Rio de Janeiro entre 16 de novembro de 1910 e 16 de novembro de 1914, durante o governo do Marechal Hermes da Fonseca. Ele também foi comandante da Escola Militar de Realengo e comandante do Estado Maior do Exército.

RonaldoPróximo à antiga Estrada Real de Santa Cruz, atual Estrada Intendente Magalhães, existia uma fonte, muito usada pelos viajantes, que deu origem à Estrada da Fontinha, importante via do bairro. Bento Ribeiro hoje é um bairro de classe média-baixa e classe baixa que pertence à XV Região Administrativa da cidade. Localiza-se entre Marechal Hermes e Oswaldo Cruz e também é conhecido por ser o bairro onde nasceu o jogador de futebol Ronaldo.

Bairro anterior: Benfica

Referências: Portal Geo e Wikipedia

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Efeito da amarula sobre os animais

Amarula é um sofisticado licor, destilado da exótica fruta marula, da árvore africana maruleira, misturado com um creme, que resulta num produto cremoso, estável, rico e macio. A bebida pode ser desfrutada em qualquer lugar, em todas as ocasiões e a qualquer hora. Toma-se pura, “on-the-rocks” ou com gelo moído. Ou ainda com sorvetes ou no seu café - forma deliciosa de completar uma refeição. Amarula é puro feitiço... Tão singela como os mitos e lendas que lhe deram origem. A sua graduação alcoólica é de 17%.

Veja agora o vídeo abaixo:


O fruto marula, depois de cair no chão, começa a fermentar e, naturalmente, há produção de álcool. Todos os animais das redondezas são atraídos, adoram o seu sabor e o consomem sem limites. Resultado: Uma grande bebedeira coletiva!

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Cinco lições administrativas

Essa eu recebi por e-mail há algum tempo. Bastante pertinente...


Lição nº 1 - Gestão do Conhecimento
Um homem está entrando no chuveiro enquanto sua mulher acaba de sair dele e está se enxugando. A campainha da porta toca. Depois de alguns segundos de discussão para ver quem ia atender a porta, a mulher desiste, se enrola na toalha e desce as escadas. Quando ela abre a porta, vê o vizinho Bob em pé na soleira. Antes que ela possa dizer qualquer coisa, Bob diz: “Eu lhe dou 800 dólares se você deixar cair esta toalha.” Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica nua. Bob então entrega a ela os 800 dólares prometidos e vai embora. Confusa, mas impressionada com sua sorte, a mulher se enrola de novo na toalha e volta para o quarto.
Quando ela entra no quarto, o marido grita do chuveiro:
- Quem era?
- Era o Bob, o vizinho da casa ao lado - diz ela.
- Ótimo! Ele lhe deu os 800 dólares que ele estava me devendo?

Moral da história: se você compartilha informações a tempo você pode prevenir exposições desnecessárias!


Lição nº 2 - Chefia e Liderança
Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e na rua encontram uma antiga lâmpada a óleo. Eles esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um gênio. O gênio diz:
- Eu só posso conceder três desejos. Então concederei um a cada um de vocês".
- Eu primeiro, eu primeiro - grita um dos funcionários. - Eu quero estar nas Bahamas pilotando um barco, sem ter nenhuma preocupação na vida!
Puf! E ele se foi. O outro funcionário se apressa a fazer o seu pedido:
- Eu quero estar no Havaí com o amor da minha vida e um provimento interminável de pinas coladas!
Puf! E ele se foi.
- Agora você - diz o gênio para o gerente.
- Eu quero aqueles dois de volta ao escritório logo depois do almoço! - diz o gerente.

Moral da História: deixe sempre o seu chefe falar primeiro.


Lição nº 3 - Zona de Conforto
Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro sem fazer nada. Um pequeno coelho vê o corvo e pergunta:
- Eu posso sentar como você e não fazer nada o dia inteiro?
O corvo responde:
- Claro, por que não?
O coelho senta no chão embaixo da árvore e relaxa. De repente uma raposa aparece e come o coelho.

Moral da História: para ficar sentado sem fazer nada o dia inteiro você deve estar sentado em uma posição bem alta.


Lição nº 4 - Motivação:
Na África, todas as manhãs, uma gazela acordava sabendo que ela deveria conseguir correr mais do que o leão se quisesse se manter viva. Todas as manhãs o leão acordava sabendo que deveria correr mais do que a gazela se não quisesse morrer de fome.

Moral da História: não faz diferença se você é gazela ou leão, quando o sol nascer, você deve começar a correr.


Lição nº 5 - Criatividade:
Um fazendeiro resolve colher algumas frutas na sua propriedade, pega um balde vazio e segue rumo às árvores frutíferas. No caminho, ao passar por uma lagoa, ouve vozes de mulheres que, provavelmente, invadiram suas terras. Ao se aproximar lentamente, observa várias garotas nuas se banhando na lagoa. Quando elas percebem a sua presença, nadam até a parte mais profunda da lagoa e gritam:
- Nós não vamos sair daqui enquanto você não deixar de nos espiar e for embora.
O fazendeiro responde:
- Eu não vim aqui para espiar vocês, eu só vim alimentar os jacarés!

Moral da História: a criatividade é o que faz a diferença na hora de atingir objetivos.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Ação de Graças

Mas o que, afinal, é esse tal Dia de Ação de Graças, do qual se fala tanto nos Estados Unidos? De tanto me fazer essa pergunta ano após ano, resolvi procurar a resposta. E aqui está. Trata-se de um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá, observado como um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos ocorridos durante o ano. Neste dia, pessoas dão as graças com festas e orações.

Os primeiros Dias de Ação de Graças na região norte-americana da Nova Inglaterra eram festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, o Dia de Ação de Graças é festejado no outono, após a colheita ter sido recolhida. O primeiro deles foi celebrado em Plymouth, Massachusetts, pelos colonos que fundaram a vila em 1620. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, os colonos tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas que fizeram parte do cardápio era peixes e milho.

Ação de Graças em 1621
Porém, por muitos anos, o Dia de Ação de Graças não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos estados norte-americanos. Em 1863, o então presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln, declarou que a quarta e quinta-feira da terceira semana do mês de novembro seria o Dia Nacional de Ação de Graças. No entanto, em 1939, o presidente Franklin Roosevelt instituiu que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal. Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 Estados adotaram a medida instituída por Roosevelt, e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas a quinta-feira da terceira e da quarta semana de novembro como Dia de Ação de Graças. O Congresso americano, para resolver este impasse, instituiu então que o Dia de Ação de Graças seria comemorado definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro, e que seria um feriado nacional.

peru de Ação de GraçasTanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, o Dia de Ação de Graças é geralmente um dia em que as pessoas utilizam o tempo livre para ficar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, serviços na igreja e orações. O Dia de Ação de Graças é celebrado também com grandes desfiles e, nos Estados Unidos, com a realização de jogos de futebol americano. O principal prato típico do Dia de Ação de Graças geralmente é peru

sábado, 14 de novembro de 2009

Ponte Hercílio Luz

Há exatamente 87 anos, no dia 14 de novembro de 1922, tinha início a construção da Ponte Hercílio Luz, a maior ponte pênsil do Brasil e uma das maiores do mundo. Ela foi construída para fazer a ligação entre o continente e a ilha de Santa Catarina, conectando a parte continental de Florianópolis, à parte insular da capital catarinense. Além disso, foi originalmente construída também para sustentar uma via férrea, uma passarela de pedestres e a adutora de abastecimento de água de Florianópolis.

Ponte Hercílio Luz
Sua inauguração ocorreu somente em 13 de maio de 1926. O comprimento total é de 821,05 metros e sua estrutura de aço possui aproximadamente cinco mil toneladas. Além da estrutura metálica ainda há 14.250m³ de concreto na ponte. Suas duas torres têm 74,21 metros de altura cada e o vão central tem altura de 43 metros.

A realização desse feito deu-se, principalmente, graças à iniciativa do vice-Governador, no exercício do cargo de Governador do Estado de Santa Catarina, o engenheiro civil Hercílio Luz, que autorizou o Estado a contrair um empréstimo para a construção da ponte, à qual ele pretendia dar o nome “Ponte da Independência”. Com a morte dele em 1924, a ponte passaria então a ser denominada, em sua homenagem, como Ponte Hercílio Luz.


Fotos da Construção:



Além de ser uma ponte em estrutura metálica pênsil, das quais existem muito poucas no Brasil, ela tem como característica marcante a sua suspensão formada por correntes de barras de olhal, totalizando 3.500m³ na ilha e 5.000m³ no continente, sendo atualmente a única no mundo com parte das barras compondo a corda superior da treliça de rigidez. O cabo principal da ponte é constituído por 4 correntes de barras de olhal termicamente tratadas. Este cabo suporta apenas o vão central através de pendurais verticais. Ressalta-se ainda as torres articuladas nas bases e ainda os blocos de ancoragem em concreto, na forma de “U”, para o máximo de eficiência.

Em 4 de agosto de 1992, o então Prefeito de Florianópolis, Antônio Henrique Bulcão Vianna, assinou o Decreto nº 637/92, tombando a Ponte Hercílio Luz como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Município de Florianópolis.

Referências: IHGSC e Wikipedia

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PT x PSDB - Comparação das Crises Internacionais

No último dia 8 o jornalista Elio Gaspari fez uma interessante comparação entre as medidas adotadas e resultados das ações do Governo Federal diante das últimas crises internacionais que abalaram o mundo. Vejam o que fizeram os governos de PT e PSDB:

“Um malvado devorador de números fez um exercício e comparou as iniciativas tomadas pelo tucanato durante a crise financeira internacional de 1997/1999 com as medidas postas em prática pelo atual governo desde o ano passado. Fechando o foco nas mudanças tributárias, resulta que os tucanos avançaram no bolso da patuleia, enquanto Nosso Guia botou dinheiro na mão da choldra.

Fernando Henrique Cardoso/PSDB:

Fernando Henrique Cardoso
Entre maio de 1997 e dezembro de 1998 o governo remarcou, para cima, as alíquotas de sete impostos, além de passar a cobrar um novo tributo. A alíquota do Imposto de Renda do andar de cima passou de 25% para 27,5%. O IOF de créditos pessoais dobrou e aumentaram-se as dentadas nas aplicações . O IPI das bebidas ficou 10% mais caro e a alíquota do COFINS passou de 2% para 3%. Tudo isso e mais a entrada em vigor da CPMF, que arrecadou R$ 7 bilhões em 1997.

A voracidade arrecadatória elevou a carga tributária de 28,6% para 31,1% do PIB. O produto interno fechou 1998 com um crescimento de 0,03% e a taxa de desemprego pulou de 10% para 13%. Em 1999, o salário mínimo encolheu 3,5% em termos reais.

Lula/PT:

Lula
A crise financeira mundial de 2008/2009 foi mais severa que as dos anos 90. Em vez de aumentar impostos, o governo desonerou setores industriais, baixou o IPI dos carros, geladeiras e fogões, deixando de arrecadar cerca de R$ 6 bilhões nos primeiros três meses do tratamento. Uma mudança na tabela do Imposto de Renda das pessoas físicas, resolvida antes da crise, deixou cerca de R$ 5,5 bilhões na mão da choldra. A carga tributária caiu de 35,8% do PIB para 34,5%. Em 2009 o salário mínimo teve um ganho real de 6,4%.

O desemprego deu um rugido, mas voltou aos níveis anteriores à crise. Ao que tudo indica, a crise de 2008 sairá pelo mesmo preço que a de 1997/98: um ano de crescimento perdido.

As duas situações foram diferentes, mas o fantasma do populismo cambial praticado pela ‘ekipekonômica’ de 1994 a 1998 (FHC/PSDB) acompanhará o tucanato até o fim de seus dias. O dólar-fantasia teve uma utilidade, ajudou a reeleger Fernando Henrique Cardoso. Ele derrotou Lula em outubro e o real foi desvalorizado em janeiro.”

Referência: Artigo de Elio Gaspari publicado em 08/11 na Folha de S. Paulo (título do blog).

domingo, 8 de novembro de 2009

Trem lotado

Isso sim é metro lotado, só não sei onde é. A fonte desse vídeo diz que é na China, mas há outras que dizem que é no Japão.


quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Melhor se jogar...



segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O título carioca do Botafogo em 1930

Postagem simultânea com o Blog do Botafogo/Blog dos Colunistas do Canal #Sports - LINK.

Botafogo Football ClubApós o título de 1912 o Botafogo enfrentou um longo jejum de 18 anos sem títulos. Somente em 1930 a espera pela taça do campeonato carioca terminaria, tendo o alvinegro conquistado o campeonato oficial organizado pela AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos). Naquele ano disputaram a competição 11 equipes, que terminaram a competição na seguinte ordem de classificação: 1º Botafogo, 2º Vasco, 3º América, 4º Bangu, 5º São Cristóvão, 6º Fluminense, 7º Sírio e Libanês, 8º Flamengo, 9º Bonsucesso, 10º Andarahy, 11º Brasil.

O time-base do Botafogo era formado por Germano, Benedicto e Orlando Pessoa; C. Burlamaqui, Martim e Pamplona; Ariza, Paulinho, Carvalho Leite, Nilo e Celso. Carvalho Leite era o maior destaque da equipe e não por acaso foi o artilheiro da equipe na competição com 14 gols. Veja abaixo toda a campanha do título carioca do alvinegro, que terminou com 15 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, marcando 60 gols e sofrendo 30:

1º Turno
06/04, Botafogo 4x0 Sírio e Libanês
20/04, Botafogo 3x4 Bangu
27/04, América 3x3 Botafogo
04/05, Flamengo 1x2 Botafogo
11/05, Botafogo 5x1 Brasil
18/05, São Cristóvão 0x3 Botafogo
25/05, Andarahy 0x3 Botafogo
01/06, Botafogo 5x2 Bonsucesso
08/06, Vasco 1x2 Botafogo
14/09, Botafogo 3x2 Fluminense

2º Turno
21/09, Sírio e Libanês 0x1 Botafogo
05/10, Bangu 4x2 Botafogo
12/10, Botafogo 5x2 América
19/10, Botafogo 2x0 Flamengo
26/10, Brasil 1x3 Botafogo
09/11, Botafogo 3x2 São Cristóvão
16/11, Botafogo 5x1 Andarahy
23/11, Bonsucesso 2x4 Botafogo
30/11, Botafogo 0x2 Vasco
07/12, Fluminense 2x2 Botafogo

Botafogo campeão em 1930
Faltando apenas uma rodada, o Botafogo liderava o campeonato dois pontos à frente do Vasco e precisava apenas de um empate para sagrar-se campeão. O Vasco fez a sua parte e venceu o Flamengo por 2x1, mas o Botafogo arrancou o empate de 2x2 diante do Fluminense nas Laranjeiras, resultado que lhe era suficiente (vale lembrar que a vitória valia dois pontos). Com isso, o Botafogo conquistava naquele 7 de dezembro de 1930 o seu quarto título carioca.

Referência: RSSSF Brasil