sábado, 14 de novembro de 2009

Ponte Hercílio Luz

Há exatamente 87 anos, no dia 14 de novembro de 1922, tinha início a construção da Ponte Hercílio Luz, a maior ponte pênsil do Brasil e uma das maiores do mundo. Ela foi construída para fazer a ligação entre o continente e a ilha de Santa Catarina, conectando a parte continental de Florianópolis, à parte insular da capital catarinense. Além disso, foi originalmente construída também para sustentar uma via férrea, uma passarela de pedestres e a adutora de abastecimento de água de Florianópolis.

Ponte Hercílio Luz
Sua inauguração ocorreu somente em 13 de maio de 1926. O comprimento total é de 821,05 metros e sua estrutura de aço possui aproximadamente cinco mil toneladas. Além da estrutura metálica ainda há 14.250m³ de concreto na ponte. Suas duas torres têm 74,21 metros de altura cada e o vão central tem altura de 43 metros.

A realização desse feito deu-se, principalmente, graças à iniciativa do vice-Governador, no exercício do cargo de Governador do Estado de Santa Catarina, o engenheiro civil Hercílio Luz, que autorizou o Estado a contrair um empréstimo para a construção da ponte, à qual ele pretendia dar o nome “Ponte da Independência”. Com a morte dele em 1924, a ponte passaria então a ser denominada, em sua homenagem, como Ponte Hercílio Luz.


Fotos da Construção:



Além de ser uma ponte em estrutura metálica pênsil, das quais existem muito poucas no Brasil, ela tem como característica marcante a sua suspensão formada por correntes de barras de olhal, totalizando 3.500m³ na ilha e 5.000m³ no continente, sendo atualmente a única no mundo com parte das barras compondo a corda superior da treliça de rigidez. O cabo principal da ponte é constituído por 4 correntes de barras de olhal termicamente tratadas. Este cabo suporta apenas o vão central através de pendurais verticais. Ressalta-se ainda as torres articuladas nas bases e ainda os blocos de ancoragem em concreto, na forma de “U”, para o máximo de eficiência.

Em 4 de agosto de 1992, o então Prefeito de Florianópolis, Antônio Henrique Bulcão Vianna, assinou o Decreto nº 637/92, tombando a Ponte Hercílio Luz como Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico do Município de Florianópolis.

Referências: IHGSC e Wikipedia

1 Comentário(s)::

P. L. F. V. disse...

Humm o cão hein ow @_@