História dos Bairros do Rio de Janeiro - Bento Ribeiro
Dando continuidade ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre Bento Ribeiro.
O bairro de Bento Ribeiro formou-se ao longo das ruas João Vicente e Carolina Machado, cujas características eram predominantemente residenciais. Com a implantação da Estrada de Ferro Dom Pedro II, denominada posteriormente de Central do Brasil, foi inaugurada em 1914, a estação Prefeito Bento Ribeiro, de onde partia o antigo ramal do Campo dos Afonsos, desativado no início da década de 1960.
A origem do nome do bairro se deve a uma homenagem a Bento Manuel Ribeiro Carneiro Monteiro, que foi prefeito da cidade do Rio de Janeiro entre 16 de novembro de 1910 e 16 de novembro de 1914, durante o governo do Marechal Hermes da Fonseca. Ele também foi comandante da Escola Militar de Realengo e comandante do Estado Maior do Exército.
Próximo à antiga Estrada Real de Santa Cruz, atual Estrada Intendente Magalhães, existia uma fonte, muito usada pelos viajantes, que deu origem à Estrada da Fontinha, importante via do bairro. Bento Ribeiro hoje é um bairro de classe média-baixa e classe baixa que pertence à XV Região Administrativa da cidade. Localiza-se entre Marechal Hermes e Oswaldo Cruz e também é conhecido por ser o bairro onde nasceu o jogador de futebol Ronaldo.
Bairro anterior: Benfica
Referências: Portal Geo e Wikipedia
2 Comentário(s)::
bairro bisonho hein ow
esse bairro já foi muito tranquilo. Infelizmente, hoje, não existe mais um bairro tão tranquilo, mas ainda assim, Bento Ribeiro é um bom lugar para se viver no Rio de Janeiro, tratando-se de Zona Norte.
Postar um comentário