sábado, 13 de junho de 2009

201 anos do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Há exatos 201 anos, através de um decreto, era criado, por D. João VI, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Era o dia 13 de junho de 1808, no mesmo ano da chegada da família real ao Brasil. Como já sabemos, com a ameaça da invasão das tropas de Napoleão Bonaparte em Portugal, a nobreza portuguesa mudou-se para o Brasil e instalou a sua sede de governo no Rio de Janeiro.

Jardim BotânicoSegundo consta, o objetivo da criação do Jardim Botânico era aclimatar as especiarias vindas das Índias Orientais. Encantado com a exuberância da natureza do lugar, D. João VI instalou o Jardim, no bairro que hoje leva o seu nome, e, em 11 de outubro de 1808, passou a denominar-se “Real Horto”. Por um erro histórico acreditava-se que as primeiras plantas tinham sido trazidas do Jardim Gabrielle, de onde vieram muitas plantas, principalmente durante as guerras napoleônicas. Porém, o Jardim Gabrielle situava-se nas Guianas e as primeiras plantas que chegaram ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro vieam, na verdade, das ilhas Maurício, do Jardim La Pamplemousse, trazidas por Luiz de Abreu Vieira e Silva, que as ofereceu a D. João.

Jardim Botânico
Com a Proclamação da Independência do Brasil, o Real Horto foi aberto à visitação pública em 1822 com o nome de “Real Jardim Botânico”. Adquiriu, a partir de então, foros de botânico, pois seu diretor era um erudito frade carmelita, frei Leandro do Sacramento, professor de botânica conhecido pelos seus estudos da flora brasileira. Frei Leandro introduziu melhoramentos e organizou um catálogo das plantas ali cultivadas. Foi o orientador das aléias de mangueiras, jaqueiras, nogueiras e outras, assim como das cercas de murtas, crótons e hibiscos.

Com a Proclamação da República, em 1889, passou a ser denominado como “Jardim Botânico” no ano seguinte. Desde então, teve vários visitantes ilustres como Albert Einstein e a Rainha Elizabeth II do Reino Unido, e transformou-se em cartão-postal da cidade. O Jardim encontra-se tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1937.

Veja também:
» Cronologia (PDF)
» Banco de Imagens

Referências: Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro e Wikipedia

3 Comentário(s)::

BaoRitcho disse...

lá é o cão ne ow...

Héric Massarotto disse...

Muito bonito!
O de Curitiba também é de uma beleza inacreditavel!

Anônimo disse...

Glillamax
[url=http://healthplusrx.com/avlimil-reviews]avlimil reviews[/url]
cheamshaimb