sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Joseph Strauss e a Ponte Golden Gate

No dia 9 de janeiro de 1870, há exatamente 139 anos, nascia o engenheiro Joseph Strauss, norte-americano filho de pais alemães. Ele veio a falecer em 1938, aos 68 anos de idade. Um de seus maiores feitos foi ter sido engenheiro-chefe da obra da famosa Ponte Golden Gate, em San Francisco, onde existe uma estátua em sua homenagem (foto abaixo).

Joseph Strauss
Strauss formou-se na Universidade de Cincinnati, em 1892, indo trabalhar em seguida no Instituto de Ralph Modjeski, onde começou a inovar o design de pontes. A famosa ponte projetada por Strauss teve a sua construção foi iniciada em 5 de Janeiro de 1933. Ela foi aberta ao tráfego de pedestres no dia 27 de Maio de 1937 e ao tráfego rodoviário no dia seguinte.

Golden Gate
A Ponte Golden Gate Bridge é uma ponte pênsil e conta 2.737 metros de comprimento total e 1.966 metros de comprimento suspenso, sendo a distância entre as duas torres de 1.280 metros. Estas torres de suspensão estão 227 metros acima do nível do mar, suportando os cabos que, por sua vez, suportam os vãos suspensos. Pelo seu trabalho na execução da ponte, Strauss recebeu um milhão de doláres e mais o valor arrecadado com o pedágio da ponte pelo resto de sua vida. Contudo, Strauss aproveitou pouco este prêmio vitalício, pois faleceu um ano depois da abertura da ponte.

Fotos da construção da ponte: 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Referências: Wikipedia e LMC-USP

2 Comentário(s)::

Anônimo disse...

o cão essa ponte hein ow

Anônimo disse...

Demais né!! Pena que ele não usufluiu do prÊmio por esta obra-prima por muito tempo. [:(]