sexta-feira, 5 de abril de 2013

História dos Bairros do Rio de Janeiro - Flamengo

Dando prosseguimento ao histórico dos bairros do Rio de Janeiro, falarei hoje sobre o Flamengo.

Segundo a versão mais difundida, o nome do bairro é uma referência ao navegador holandês Olivier van Noort, que tentou invadir a cidade no século XVI a partir da Praia do Flamengo. Na época, os holandeses eram chamados, impropriamente, de flamengos, nome que, na verdade, designa os habitantes da região de Flandres, entre Bélgica e Holanda. Além dessa, há outras origens possíveis para o nome: uma delas seria a denominação dos prisioneiros também conhecidos por flamengos, que moraram na região durante o Seiscentismo (anos que abrangem o período de 1600 a 1699), trazidos de Pernambuco e transferidos para a região; outra é de que tem origem nos flamengos, pássaros pernaltas que frequentavam as praias da região.

Por volta de 1503, uma expedição comandada por Gonçalo Coelho chegou à região que corresponde aos atuais bairros de Flamengo e Glória, na época habitada pelos índios Tamoios. Na foz do atual rio Carioca, estabeleceu uma feitoria, marco inicial da ocupação da cidade, que ficou conhecida como “Aguada dos Marinheiros”, por ser o local onde os tripulantes dos navios que passavam se reabasteciam de água potável.

Bairro do Flamengo
No século XIX, o bairro do Flamengo já estava integrado à malha urbana e abrigava residências de aristocratas ricos e grandes fazendeiros de café. No final do século, com a decadência da cultura cafeeira, as grandes mansões passam a ter destinações diversas, como escolas e asilos. Os primeiros bondes de tração elétrica surgiram na cidade em 1892, numa linha entre o Centro e a Praia do Flamengo. São também marcos da interligação do bairro com as demais áreas da cidade a abertura da Av. Beira Mar, em 1905, e a construção da Av. do Contorno (atual Rui Barbosa), na década de 1920. Nos anos 50, para melhorar a circulação entre o Centro e a Zona Sul, foi alargada a Av. Beira-Mar.

Em 1961, inicia-se a construção do aterro do Flamengo, que utilizou terra do Morro de Santo Antonio, desmanchado a jatos d'água. Inaugurado em 1965, o Parque do Flamengo é hoje uma das mais belas e visitadas áreas de lazer da cidade.

Bairro anterior: Estácio

Referências: Portal Geo Rio e Wikipedia

0 Comentário(s)::